MUDANÇA DE COMANDO
Elogiado por Lula, Galípolo pode se tornar presidente do BC; entenda
Escolha do presidente da República deve ser anunciada até agosto
Por Da Redação
O diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, está sendo sondado para ocupar a presidência do BC, com a saída de Roberto Campos Neto em dezembro deste ano. O nome de Galípolo é tido como o mais certo para ocupar a cadeira.
Campos Neto foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019, e um dos marcos do executivo à frente do BC é a implantação da ferramenta Pix no país.
O presidente Lula (PT) deve bater o martelo em torno da decisão em agosto, com data ainda a ser divulgada. Segundo a coluna Lauro Jardim, do jornal O Globo, o dia do anúncio do novo presidente do Banco Central está sendo discutido entre Campos Neto e Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que deve levar a sugestão ao petista.
Leia também
>> Lula mantém indefinição para escolha de presidente do Banco Central
>> Rui Costa reforça coro contra política de juros do Banco Central
>> Banco Central reduz taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual
Na semana passada, Lula chamou Galípolo de ‘menino de ouro’ e destacou que o diretor de política monetária tem condições de assumir a presidência da instituição financeira em 2025.
“O Galípolo é um menino de ouro. Se tem um menino de ouro é Galípolo. Competentíssimo, de uma honestidade ímpar. Obviamente ele tem todas as condições para ser presidente do Banco Central. Mas nunca conversei com ele, nunca falei com ele [sobre isso]", afirmou Lula em entrevista à rádio Itatiaia, em Minas Gerais.
O chefe do Executivo federal é contrário à gestão de Campos Neto à frente do BC devido à atual dos juros e vem reforçando as críticas contra o gestor do BC.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes