Entenda como funciona a disputa entre Calheiros e Lira em Alagoas | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Entenda como funciona a disputa entre Calheiros e Lira em Alagoas

Dois dos parlamentares mais importantes do país vêm do estado com os piores índices sociais

Publicado domingo, 09 de julho de 2023 às 08:35 h | Autor: Da Redação
Renan Calheiros foi presidente do Senado, enquanto Arthur Lira é o atual presidente da Câmara
Renan Calheiros foi presidente do Senado, enquanto Arthur Lira é o atual presidente da Câmara -

Atualmente rivais políticos, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já fizeram aliança há pouco mais de uma década. Atualmente, os dois se encontram em espectros opostos, sendo Renan aliado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo nos momentos mais críticos para o petista, e Lira como o chefe de parlamento com um passado recente de aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Há trezes anos

Em 2010, quando Arthur Lira foi eleito deputado federal pela primeira vez, seu pai, Benedito Lira, mais conhecido como Biu Lira, disputou uma vaga ao Senado com Renan Calheiros. Naquele ano, duas vagas estavam disponíveis para a Casa Legislativa. Biu e Renan fizeram uma parceria velada para derrotar a outra candidata, Heloísa Helena (PSOL), que com os ataques sofridos pelos concorrentes, não conseguiu se eleger, apesar de ter começado a disputa na liderança. Biu e Renan foram eleitos.

Já em 2014, Biu Lira foi candidato a governador e teve como concorrente o filho de Renan Calheiros, Renan Filho (MDB), também conhecido como Renanzinho. O mdbista levou a melhor, foi reeleito em 2018 e conseguiu se eleger senador em 2022. Atualmente, Renanzinho é colega de casa legislativa do pai.

Rivalidade

No entanto, os ânimos entre os Lira e os Calheiros influenciam no jogo político em Brasília, seja pela pressão exercida pelo presidente da Câmara no Governo Federal, o que faz com que Lula precise dialogar com o deputado alagoano, seja pela influência de Renan Calheiros, senador desde 1995 e presidente do Senado em dois períodos: de 2005 a 2007 e de 2013 a 2017, totalizando mais de seis anos no comando da casa no total.

Apesar do poder exercido pelos dois, que causa impacto nos destinos do país, Alagoas é a 20ª unidade federativa mais pobre do país e a que tem os piores índices de desenvolvimento humano (IDH).

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS