Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL

RELAÇÕES ESTREITAS

EUA pedem a Lula para convencer China a apoiar operação no Haiti

Equipe de Biden tenta diálogo com Brasil por conta da boa relação do governo com país asiático

Da Redação
Por Da Redação
O governo Lula tem boa relação com a China
O governo Lula tem boa relação com a China - Foto: Ken Ishii I POOL I AFP

Fontes do Palácio do Planalto apontam que a equipe do presidente americano Joe Biden pediu ajuda do Brasil para convencer a China de apoiar uma nova operação de paz no Haiti.

O governo americano escolheu o Brasil na intermediação de diálogo com a China por conta da boas relação entre os dois países, retomada desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse como presidente da República, em janeiro.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

No entanto, o governo brasileiro se mostra resistente a ser parte da nova operação no país caribenho. O Brasil já liderou uma operação de paz, há pouco menos de duas décadas. A China, por sua vez, tem manifestado insatisfação com a política externa dos EUA.

A preocupação dos EUA teria a ver com a crise humanitária no Haiti e, caso o Brasil não aceite colaborar com o pedido, a tendência é que o governo Biden tente convencer o Canadá a comandar a missão. Com informações do colunista Jamil Chade, do portal Uol.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

china EUA Haiti Lula

Relacionadas

Mais lidas