BRASÍLIA
Lira quer convite formal para entrar na base de Lula, diz colunista
Para adesão, presidente da Câmara, desejaria a indicação de um ministério forte ou de articulação política
Por Da Redação

Durante um almoço na residência do líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento, em Brasília, ele comunicou ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), que a bancada só se considerará parte efetiva da base governista se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), também for convidado.
O encontro, de acordo com informações do colunista Tales Faria, do UOL, serviu para avaliar o progresso das negociações visando o apoio formal do União Brasil ao governo. Nascimento informou ao ministro que a bancada ficaria mais satisfeita com a substituição já acordada da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA).
De acordo com Nascimento, segundo o colunista, essas questões foram resolvidas, uma vez que Juscelino Filho, desde que assumiu, tem buscado maior proximidade com os deputados do partido e conseguido. O líder afirmou ao ministro: "Não há hipótese de apoiarmos formalmente o governo se o presidente Arthur Lira estiver fora da base governista".
Costa perguntou o que levaria Lira a aderir à base governista. Nascimento respondeu que seria necessário um "convite formal do presidente" Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir desse convite, Lira e Lula negociariam os termos do acordo.
O possível ministério de destaque que Lira quer indicar, cita o colunista, poderia ser o da Saúde ou algo relacionado à articulação política no Palácio do Planalto. Durante o governo Bolsonaro, Lira indicou Flávia Arruda como ministra-chefe da Secretaria de Governo.
Embora haja resistências entre os partidos de esquerda em conceder tanto poder a Arthur Lira, o ministro Rui Costa, diz a coluna, deu a entender ao líder que Lula poderia aceitar a ideia. Ele se comprometeu a apresentar a proposta de Elmar Nascimento ao presidente, mas sem oferecer garantias.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes