Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GOVERNO DEFINIDO

Lula completa equipe com anúncio de 16 novos ministros; veja quem são

Presidente eleito confirmou Simone Tebet no Planejamento e Marina Silva no Meio Ambiente

Por Da Redação

29/12/2022 - 13:24 h | Atualizada em 29/12/2022 - 14:07
Lula anunciou os últimos 16 ministros, dos 37 que fazem parte do novo governo
Lula anunciou os últimos 16 ministros, dos 37 que fazem parte do novo governo -

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira, 29, em Brasília, os titulares das 16 pastas que ainda estavam indefinidas, do total de 37 que o futuro governo terá. Já confirmada no início da semana, a senadora Simone Tebet (MDB) assume o Ministério do Planejamento e Orçamento. Terceira colocada na disputa presidencial, Tebet apoiou Lula contra Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

Outra aposta dada como certa e confirmada por Lula é a indicação de Marina Silva como ministra do Meio Ambiente, cargo que já tinha ocupado nos governos anteriores de Lula. Afastada do PT e de Lula por divergências políticas nos últimos anos, Marina também foi outra liderança que apoiou o petista nas eleições.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, vai comandar oministério da Previdência Social. Para a pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lula anunciou o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), ligado ao agronegócio, enquanto para o recém-criado Ministério dos Povos Originários, a primeira deputada federal indígena eleita em São Paulo, Sônia Guajajara (PSOL-SP).

O empresário e presidente do diretório do MDB no Pará, Jader Barbalho Filho, será o ministro das Cidades, que é responsável pelo programa Minha Casa, Minha Vida, uma das prioridades do novo governo.

O ministério das Comunicações ficou com o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil). O deputado federal Paulo Pimenta (PT) vai dirigir a secretaria de Comunicação Social. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar também ficou com um petista, o deputado federal Paulo Teixeira.

O nome já confirmado e referendado pelo futuro presidente para o Ministério do Esporte é a ex-jogadora de vôlei Ana Moser. A pasta voltará a ter status de ministério após ter se tornado secretaria especial com Bolsonaro.

Para o Gabinete de Segurança Institucional foi indicado o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias. O responsável pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional será o atual governador do Pará, Waldez Góes (PTD). Já a pasta Minas e Energia ficará sob comando do senador Alexandre Silveira (PSD), enquanto a Pesca com o deputado federal André de Paula (PSD).

O Ministério dos Transportes ficou com senador Renan Filho (MBD), filho do senador Renan Calheiros, e o Turismo com a deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil).

Durante o anúncio, Lula também divulgou os líderes políticos do governo. Na Câmara será o deputado federal José Guimarães (PT-CE); no Senado Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Leia Mais: Conheça os 37 ministros do governo Lula

Lista dos ministros anunciados nesta quinta:

Gabinete de Segurança Institucional: Gonçalves Dias

Secretaria de Comunicação: Paulo Pimenta (PT-RS), deputado federal

Agricultura: Carlos Fávaro (PSD-MT), deputado federal

Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes, governador do Amapá

Pesca: deputado federal André de Paula (PSD)

Previdência: Carlos Lupi, presidente nacional do PDT

Cidades: Jáder Filho, presidente do MDB do Pará

Comunicações: deputado federal Juscelino Filho (União Brasil)

Minas e Energia: Alexandre Silveira, senador (PSD-MG)

Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira, deputado federal (PT-SP)

Esportes: Ana Moser, ex-jogadora de vôlei

Meio Ambiente: Marina Silva deputada federal eleita (Rede-AC)

Planejamento: Simone Tebet: Senadora (MDB-MS)

Turismo: Daniela do Waguinho, deputada federal (União Brasil-RJ)

Povos Indígenas: Sônia Guajajara, líder indígena

Transportes: Renan Filho, senador (MDB-AL),

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula anunciou os últimos 16 ministros, dos 37 que fazem parte do novo governo
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista

Lula anunciou os últimos 16 ministros, dos 37 que fazem parte do novo governo
Play

"Mãos para trás", ordena Michelle Bolsonaro após 'apalpada'; assista

Lula anunciou os últimos 16 ministros, dos 37 que fazem parte do novo governo
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Lula anunciou os últimos 16 ministros, dos 37 que fazem parte do novo governo
Play

Ramagem coloca Bolsonaro na berlinda em escândalo de gravação

x