NOVO GOVERNO
Lula anuncia Simone Tebet no Ministério do Planejamento
Senadora, terceira colocada na disputa presidencial, vai comandar pasta que controla o orçamento da União
Por Da Redação
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quinta-feira, 29, em Brasília, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como ministra do Planejamento do seu governo, que começa em janeiro. O anúncio foi feito dois dias após a aceitação do convite se tornar público, após reunião entre os dois.
À Frente do Ministério do Planejamento, Tebet será responsável por organizar a administração governamental, envolvendo custos, viabilidade de projetos e orçamentos da União, e terá o controle do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), além de participação nos comitês gestores de programas como o Minha Casa Minha Vida, e assento no Conselho Monetário Nacional (CMN).
Terceira colocada na disputa presidencial deste ano, Tebet apoiou Lula contra Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições. Sua participação é vista com o fundamental para a vitória do petista. Inicialmente, o novo governo ofereceu o Ministério da Agricultura, depois o Meio Ambiente. Ela tentou garantir o Ministério do Desenvolvimento Social, mas, finalmente, após negociações, a aliada foi acomodada no Planejamento.
Simone Nassar Tebet tem 52 anos e é advogada e professora. Senadora em fim de mandato pelo estado de Mato Grosso do Sul, sua base eleitoral, também já foi deputada estadual, secretária de governo e vice-governadora, e ganhou notoriedade nacional, principalmente, durante a CPI da Covid, que denunciou a responsabilidade do governo Bolsonaro pelas milhares de mortes registradas no país na pandemia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes