COMPOSIÇÃO DO GOVERNO
Lula anuncia Marina Silva como ministra do Meio Ambiente
Marina volta a assumir a pasta quatorze anos depois
Por Da Redação
Eleita deputada federal, Marina Silva (Rede-SP) deixará de assumir o mandato na Câmara para compor o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no cargo de ministra do Meio Ambiente. O anúncio foi feito pelo petista na tarde desta quinta-feira, 29, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.
Marina chefiou a pasta de 1º de janeiro de 2003 a 13 de maio de 2008, período que correspondeu a todo o primeiro mandato de Lula e um ano e meio do segundo mandato do petista. Ela volta ao cargo após 14 anos.
Na ocasião, Marina, que havia sido eleita senadora pelo Acre em 2002, na época em que era filiada ao Partido Verde (PV), preferiu não cumprir o mandato na casa legislativa para assumir o ministério do Meio Ambiente. Após deixar a pasta, completou seu mandato de senadora. Já nas três eleições gerais seguintes, concorreu ao cargo de presidente da República por três legendas diferentes: PV, PSB e Rede, sendo este último seu atual partido.
Após se afastar do PT, na última eleição geral, em que concorreu como deputada federal, Marina apoiou Lula logo no primeiro turno. Seu partido, a Rede, fez parte de uma federação com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Leia mais: Marina oficializa apoio a Lula após longo afastamento político
Lula chegou a cogitar Simone Tebet (MDB-MS) no Meio Ambiente. A senadora sul-mato-grossense impôs como condução ter Marina como autoridade climática do governo. Marina recusou a função, o que inviabilizou o nome de Tebet no Meio Ambiente. A senadora do MDB assumirá o Ministério do Planejamento.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes