Sônia Guajajara será a primeira ministra dos Povos Indígenas | A TARDE
Atarde > Política

Sônia Guajajara será a primeira ministra dos Povos Indígenas

Deputada estadual eleita foi escolhida para chefiar a pasta que será criada no novo governo

Publicado quarta-feira, 28 de dezembro de 2022 às 08:50 h | Atualizado em 28/12/2022, 09:37 | Autor: Da Redação
Indicação de Guajajara para o ministério desfalcará a bancada indígena no Congresso
Indicação de Guajajara para o ministério desfalcará a bancada indígena no Congresso -

A deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL) foi escolhida para ser a primeira ministra dos Povos Indígenas no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio deve ser feito nos próximos dias.

Em Brasília depois de passar o Natal em sua aldeia, Guajajara foi uma das três pessoas sugerias pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) para assumir a pasta.

Com a deputada federal não reeleita, Joenia Wapichana (Rede-RR), e o vereador de Caucaia-CE, Weibe Tapeba (PT), como opções, a definição do nome de Guajajara demorou mais que o previsto em razão da incerteza acerca do formato que o futuro ministério teria.

Durante a Transição, Lula chegou a cogitar a criação de uma secretaria especial ao invés de um ministério, mas a possibilidade foi duramente criticada por lideranças indígenas.

A escolha de Guajajara para o ministério desfalcará a bancada indígena no Congresso. Sem a presença de Joênia Wapichana (Rede-RR) na próxima legislatura, apenas Célia Xakriabá (PSOL-MG) será diretamente ligada ao movimento indígena na Câmara.

Publicações relacionadas