Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
24/03/2023 às 8:50 - há XX semanas | Autor: Da Redação

POLÍTICA

Lula é diagnosticado com pneumonia e adia viagem para China

Não foi informada pela equipe do presidente quando a viagem irá acontecer

Lula já retornou ao Palácio da Alvorada.
Lula já retornou ao Palácio da Alvorada. -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por exames na quinta-feira, 23, no hospital Sírio Libanês, e foi diagnosticado com uma pneumonia leve. Após os exames, o chefe do Executivo foi liberado para se recuperar e já retornou ao Palácio da Alvorada. O anúncio foi feito nas redes sociais do presidente.

O diagnóstico fez Lula adiar a sua viagem para China, que tinha embarque previsto para o sábado, 25. Toda a agenda dele foi cancelada nesta sexta-feira, 24. Não foi informada pela equipe do presidente quando a viagem irá acontecer.

"O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem a noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China", afirma a nota.

Na quinta, durante o evento no Rio de Janeiro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, na quinta, Lula fez apenas um discurso rápido e afirmou que "pouparia a voz" para encontrar o presidente da China, Xi Jinping.

A viagem

Na viagem para China, Lula levará uma comitiva com centenas de empresários, além de governadores, senadores, deputados e ministros. A programação inclui visitas, conversas bilaterais, eventos oficiais e assinaturas de diversos acordos.

O objetivo do governo brasileiro é promover o relançamento das relações com aquele que é o principal parceiro comercial do país desde 2009. Em 2022, a China importou mais de US$ 89,7 bilhões em produtos brasileiros, especialmente soja e minérios, e exportou quase US$ 60,7 bilhões para o mercado nacional.

De acordo com o governo federal, os principais eventos diplomáticos da viagem aconteceriam no dia 28 em Pequim, quando Lula teria reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o Primeiro-Ministro da China, Li Qiang, e com o Presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. A pauta bilateral irá envolver comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudanças climáticas, acordos de cooperação e paz.

Na pauta dos dias seguintes estão previstos um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros. Também haverá um evento no dia 27, promovido pelo Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), com cerca de 100 empresários.

A previsão também era de uma viagem ao Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos BRICS (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula já retornou ao Palácio da Alvorada.
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Lula já retornou ao Palácio da Alvorada.
Play

Ramagem coloca Bolsonaro na berlinda em escândalo de gravação

Lula já retornou ao Palácio da Alvorada.
Play

Bolsonaro chora durante evento conservador; veja

Lula já retornou ao Palácio da Alvorada.
Play

Bolsonaro e Milei assistem juntos derrota do Brasil na Copa América

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA