Lula tem 41% das intenções de voto contra 24% de Bolsonaro | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lula tem 41% das intenções de voto contra 24% de Bolsonaro

De acordo com o levantamento, Lula venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno

Publicado sexta-feira, 14 de janeiro de 2022 às 11:22 h | Autor: Da Redação

O ex-presidente Lula (PT) ampliou a vantagem sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), nas pesquisas eleitorais. A última delas, divulgada nesta quinta-feira, 13, pelo Instituto Ideia, contratada pela revista Exame, mostra que o petista tem atualmente 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 24% do atual presidente. Além disso, Lula venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece com com 11%. Já o ex-governador Ciro Gomes (PDT) teria 7% dos votos e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), receberia 4%.

Na pergunta espontânea, na qual não são oferecidos nomes de candidatos aos entrevistados, o ex-presidente recebeu 34% das intenções de voto – avanço de seis pontos percentuais de Lula em relação ao levantamento de dezembro. O presidente Jair Bolsonaro recebeu 20% das indicações na pesquisa espontânea, mesmo percentual registrado no mês passado.

Entre os evangélicos, 27% declaram espontâneamente votar em Bolsonaro e 20%, em Lula. No entanto, na rodada da pesquisa Exame/Ideia de dezembro, a distância entre os dois era bem maior: 30% das intenções de votos espontâneas dos evangélicos eram direcionadas para o atual presidente e apenas 14% eram destinadas ao ex-presidente Lula.

Segundo turno

A pesquisa também testou possíveis cenários de segundo turno considerando os candidatos com a maior intenção de votos no primeiro turno em uma disputa entre si e em confrontos com  Moro, Doria e Ciro. Lula venceria em todas as simulações. A maior diferença ocorrira na disputa com Doria (49%x26%) enquanto o confronto mais apertado acontece com Bolsonaro (49%x33%). Contra Moro e Ciro o petista venceria por 47% x 30% e 47% x 25%, respectivamente.

Com Bolsonaro,  Ciro Gomes venceria  com 40% dos votos contra 34%. Numa disputa com Moro, o ex-juiz receberia 38% dos votos contra 32% do atual presidente. Bolsonaro venceria as eleições se enfrentasse João Doria por 34% x 28%.

De acordo com a Exame/Ideia, a sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 9 e 13 de janeiro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicações relacionadas