Lula troca Rita Serrano por aliado de Lira na presidência da Caixa | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lula troca Rita Serrano por aliado de Lira na presidência da Caixa

Pressão por mudança no comando do banco aumentou após exposição na Caixa Cultural

Publicado quarta-feira, 25 de outubro de 2023 às 14:27 h | Autor: Da Redação
Carlos Antônio Fernandes foi secretária-executivo do Ministério da Integração Nacional em 2012, durante governo Dilma (PT)
Carlos Antônio Fernandes foi secretária-executivo do Ministério da Integração Nacional em 2012, durante governo Dilma (PT) -

Após reunião no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 25, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu fazer mudança no comando da Caixa Econômica Federal.

Lula demitiu Rita Serrano da presidência do banco e nomeará em seu lugar Carlos Antônio Fernandes, funcionário de carreira do banco que foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). 

A decisão foi comunicada para Rita após a reunião no Palácio do Planalto, que começou por volta das 12h30 e durou menos de uma hora, com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A mudança de comando na presidência da Caixa, inclusive, acontece em meio à pressão de Lira, principalmente após uma exposição na Caixa Cultural trazer uma sátira do presidente da Câmara. Na época, a repercussão negativa fez a exposição foi cancelada.

Confira a nota emitida pelo Palácio do Planalto:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com a Presidenta da Caixa Ecônomica Federal Rita Serrano e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.  Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.

O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade e ao trabalho da Caixa Ecônomica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS