Ministério diz que estoque de diesel dura 38 dias | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Ministério diz que estoque de diesel dura 38 dias

Uma das causas é a guerra entre Ucrânia e Rússia, justifica governo

Publicado sexta-feira, 27 de maio de 2022 às 20:33 h | Autor: Agência Brasil e Redação
Recentemente o preço do diesel nos postos brasileiros voltou a subir
Recentemente o preço do diesel nos postos brasileiros voltou a subir -

O Ministério de Minas e Energia confirmou que recebeu uma carta enviada pela Petrobras para tratar do risco da falta de óleo diesel no mercado mundial. O documento foi recebido na quarta-feira, 25, e a manifestação do ministério foi feita nesta sexta-feira, em uma nota oficial.

De acordo com o governo, o estoque atual de óleo diesel S10 representa 38 dias de importação. Ou seja, se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional. O Ministério de Minas e Energia acrescenta que esse estoque já foi menor e chegou a ser de 30 dias.

A pasta afirmou que, desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, monitora o fluxo de petróleo e derivados tanto no Brasil quanto no mercado internacional. Em março, o ministério criou um comitê setorial para avaliar semanalmente a situação do país, que importa 30% do diesel que consome.

Nesta sexta-feira, 27, a Petrobras enviou um ofício à Agência Nacional do Petróleo (ANP) alertando sobre o “elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”. 

“Destaca-se que os fatos elencados pela Petrobras em sua carta, como a redução da oferta e dos estoques mundiais de óleo diesel, em função da conjuntura energética mundial, e o aumento da demanda pelo produto, no segundo semestre do ano, são fatos amplamente conhecidos e monitorados”, informa o MME.

Publicações relacionadas