LUTO NO JORNALISMO
Políticos e famosos lamentam morte da jornalista Glória Maria
Primeira repórter negra da TV brasileira, Glória Maria faleceu nesta quinta-feira, 2, no Rio
Por Da Redação
Após a notícia de que a jornalista e apresentadora Glória Maria morreu, políticos prestaram homenagens à jornalista e apresentadora na manhã desta quinta-feira, 2, como o deputado federal André Janones (Avante-MG), a senadora Soraya Thronicke (UB-MS) e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
Diagnosticada com câncer no pulmão em 2019, a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional apresentou o Fantástico de 1998 a 2007 e, desde 2010, integrava a equipe do Globo Repórter, de onde precisou se afastar temporariamente para dar prosseguimento a um tratamento. Seu retorno às telas estava previsto para este ano.
Que tristeza a primeira notícia do dia ser a morte da jornalista Glória Maria. Que Deus em sua infinita bondade a receba e conforte os corações de familiares e amigos.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) February 2, 2023
Acordamos hoje com a triste notícia do falecimento da grande jornalista Glória Maria.Durante anos acompanhamos sua trajetória profissional na TV e seu talento incomparável em levar o 🇧🇷 para o mundo.Uma grande perda para o jornalismo e para todos os brasileiros.Descanse em paz! pic.twitter.com/ovmCi62UvX
— SorayaThronicke (@SorayaThronicke) February 2, 2023
É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória.
— Silvio Almeida (@silviolual) February 2, 2023
Outro que lamentou a morte da jornalista foi o prefeito de Salvador Bruno Reis (União). "A televisão brasileira perde um dos seus maiores ícones. Glória Maria é representatividade, talento, criatividade e virou exemplo para milhares de mulheres negras do Brasil. Sua história seguirá firme e forte em nossas memórias!"
A televisão brasileira perde um dos seus maiores ícones. Glória Maria é representatividade, talento, criatividade e virou exemplo para milhares de mulheres negras do Brasil. Sua história seguirá firme e forte em nossas memórias! 🤍 pic.twitter.com/Cfr7e7VstE
— Bruno Reis (@brunoreisba) February 2, 2023
Outras declarações de políticos:
Presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG): "Com a morte de Glória Maria, o jornalismo perdeu um dos seus rostos mais conhecidos e respeitados. De origem humilde, Glória Maria, uma mulher negra, tornou-se um ícone da televisão brasileira e protagonista de passagens históricas que marcaram uma geração.
Ex-candidato à presidência, ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes: "Nosso jornalismo perde hoje uma das suas maiores referências. Glória Maria foi pioneira por diversas vezes e fez história na TV. Se fazia presente diariamente nos lares brasileiros. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs".
Nosso jornalismo perde hoje uma das suas maiores referências. Glória Maria foi pioneira por diversas vezes e fez história na TV. Se fazia presente diariamente nos lares brasileiros. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs. pic.twitter.com/tUEX4QJjMd
— Ciro Gomes (@cirogomes) February 2, 2023
Além dos políticos, alguns famosos e jornalistas também lamentaram a morte de Glória Maria.
Dani Calabresa: "Uma mulher que desde seu primeiro dia abriu portas para outras! Quem faz TV sempre olhou pra Glória Maria!".
Taís Araújo: "Glória Maria mudou meu mundo, mudou o nosso mundo! E todos os passos dados por ela são seguidos por mim e por todas nós. Obrigada, Glória, muito obrigada! Te amo, minha amiga".
Zezé Motta: "Estávamos no início dos anos 70, o período da ditadura do presidente Médici. Glória Maria era atrevida, teve vários problemas com os militares. Enfrentou dificuldades por ser mulher, por ser negra e por ter vindo de uma família pobre. Mas com muito trabalho, mostrou dignidade".
Fernanda Paes Leme: "Um ícone profissional, de beleza e representatividade. Descanse em paz, Glória Maria. Obrigada por ter nos dado tanto do seu talento".
Emicida: Se hoje tem um emicida, é por que antes existiu uma Glória Maria. Devastado por sua passagem amiga, e ao mesmo tempo, grato por ter tido a honra de poder te chamar assim. Nossas aulas de natação vão ter que esperar… Que a terra lhe seja leve professora".
Primeira dama Janja: "Glória Maria quebrou paradigmas e abriu caminhos para todas as mulheres no jornalismo. Será para sempre exemplo de talento e coragem". "Siga em paz, Glória Maria".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes