PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
PT, PV, PCdoB e PSB anunciam apoio à reeleição de Lira
Apoio de partidos da base do governo Lula se dá em meio à negociação de PEC da Transição no Congresso
O PT e o PSB confirmaram, nesta terça-feira, 29, que apoiarão a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados para os próximos dois anos. O anúncio foi feito em entrevista coletiva, após reunião da federação da qual o PT faz parte, junto com o PV e o PCdoB, que também apoiarão a reeleição de Lira.
O PSB – partido do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que não integra a federação – também anunciou apoio à reeleição do pepista. PDT e Podemos também já indicaram que deverão apostar na recondução do atual presidente da Casa.
“Decidimos pelo apoio à reeleição do presidente Arthur Lira, compreendendo que temos uma agenda de reconstrução do país, uma agenda que o próprio presidente Arthur Lira foi o primeiro a reconhecer a legitimidade das urnas, do voto popular. E entendemos que é fundamental essa estabilidade institucional. Compreendemos que é possível construir um bloco de governo que possa dar ao país e ao presidente Lula estabilidade, governabilidade, uma base sólida para implementar aquilo que foi contratado pelo povo brasileiro nas urnas”, disse o líder do PT na Câmara, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
Questionado sobre o apoio do PT a Lira mesmo sem o PP ter indicado o desejo de participar da base de apoio ao futuro governo, Lopes ressaltou que o apoio se dá ao presidente da Câmara, e não ao seu partido.
O deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do PT na Casa, lembrou que Arthur Lira está afinado para aprovar a PEC da Transição. “O Arthur Lira está afinado para aprovar a PEC conosco. É o que importa, né, para o novo governo aprovar a PEC é uma questão central”, disse Guimarães.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes