CÂMARA DOS DEPUTADOS
Relatora descarta aumento de salário-mínimo para este ano
Deputada federal Greyce Elias disse que um aumento agora impactaria fortemente as contas públicas


Relatora da medida provisória (MP) que fixou o salário-mínimo em R$ 1.212 este ano, a deputada Greyce Elias (Avante-MG) descarta a possibilidade de aumento do valor para 2022. A expectativa é de que a matéria seja votada em plenário na próxima semana.
A proposta tem validade imediata, mas perde os efeitos se não for aprovada pela Câmara e pelo Senado até 1º de junho, o que faria o valor dos benefícios voltar ao patamar do ano anterior, R$ 1,1 mil.
Ao “Valor Econômico”, a relatora do projeto disse que um aumento agora seria inviável, pois impactaria fortemente as contas públicas. Já que esse valor é usado como parâmetro para benefícios assistenciais, como o seguro-desemprego, e para as aposentadorias.
Segundo o Ministério da Economia, cada real a mais no salário-mínimo aumentará os gastos da Previdência e do Fundo de Amparo ao Trabalhador em R$ 364,8 milhões em 2022.