PEDIDA ALTA
Saiba o que está em jogo nos pedidos do União Brasil ao governo Lula
Cobranças vão além de mudança no Ministério do Turismo
Por Da Redação
Não é só a demissão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (UB-RJ), e a sua substituição pelo deputado Celso Sabino (UB-PA), que o União Brasil tem feito ao governo Lula em troca de seu apoio na Câmara dos Deputados. Os pedidos são mais extensos.
Líderes do partido como o senador Davi Alcolumbre, do Amapá, e o deputado baiano, Elmar Nascimento, já comunicaram ao presidente, segundo informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, que será necessário mais do que a saída da ministra para garantir ao governo mais do que os 30 deputados que já têm votado a favor de suas pautas na Câmara.
Com uma bancada robusta de 59 deputados, Elmar Nascimento estima conseguir ao menos que 45 deles formem uma base de Lula.
O partido também pediu ao governo "tratamento isonômico" em relação a outros partidos que ocupam ministérios. Além do Turismo, o União comanda ainda com as pastas das Comunicações, com Juscelino Filho, e a Integração e Desenvolvimento Regional, com Waldez Góes.
Outra reclamaçãodo partido, segundo a publicação, é o fato de não comandar, na prática, as autarquias e órgãos de sua própria estrutura, como a Embratur, que é parte do Turismo, mas é administrada pelo deputado Marcelo Freixo (PT); os Correios, que são subordinados à Comunicação, mas estão sob o comando do advogado Fabiano Silva dos Santos, ligado ao PT; no caso da Integração, o Banco do Nordeste é presidido por Paulo Câmara (ex-PSB, ligado a Lula); e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), que é controlado pelo Avante.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes