Saiba o que está em jogo nos pedidos do União Brasil ao governo Lula | A TARDE
Atarde > política > Brasil

Saiba o que está em jogo nos pedidos do União Brasil ao governo Lula

Cobranças vão além de mudança no Ministério do Turismo

Publicado terça-feira, 13 de junho de 2023 às 08:58 h | Autor: Da Redação
Com uma bancada robusta de 59 deputados, União Brasil estima conseguir ao menos que 45 deles formem uma base de Lula.
Com uma bancada robusta de 59 deputados, União Brasil estima conseguir ao menos que 45 deles formem uma base de Lula. -

Não é só a demissão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (UB-RJ), e a sua substituição pelo deputado Celso Sabino (UB-PA), que o União Brasil tem feito ao governo Lula em troca de seu apoio na Câmara dos Deputados. Os pedidos são mais extensos.

Líderes do partido como o senador Davi Alcolumbre, do Amapá, e o deputado baiano, Elmar Nascimento, já comunicaram ao presidente, segundo informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, que será necessário mais do que a saída da ministra para garantir ao governo mais do que os 30 deputados que já têm votado a favor de suas pautas na Câmara. 

Com uma bancada robusta de 59 deputados, Elmar Nascimento estima conseguir ao menos que 45 deles formem uma base de Lula. 

O partido também pediu ao governo "tratamento isonômico" em relação a outros partidos que ocupam ministérios. Além do Turismo, o União comanda ainda com as pastas das Comunicações, com Juscelino Filho, e a Integração e Desenvolvimento Regional, com Waldez Góes. 

Outra reclamaçãodo partido, segundo a publicação, é o fato de não comandar, na prática, as autarquias e órgãos de sua própria estrutura, como a Embratur, que é parte do Turismo, mas é administrada pelo deputado Marcelo Freixo (PT); os Correios, que são subordinados à Comunicação, mas estão sob o comando do advogado Fabiano Silva dos Santos, ligado ao PT; no caso da Integração, o Banco do Nordeste é presidido por Paulo Câmara (ex-PSB, ligado a Lula); e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), que é controlado pelo Avante.

Publicações relacionadas