Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL

BRASÍLIA

STF forma maioria para condenar mais 12 réus do 8 de janeiro

Moraes propôs penas de 12 a 17 anos de prisão, em regime inicial fechado, além do pagamento de multa

Da Redação
Por Da Redação
Ainda não há uma proposta definitiva de penas aos réus
Ainda não há uma proposta definitiva de penas aos réus - Foto: Sergio Lima / AFP

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (9) para condenar mais 12 réus acusados de participar dos atos golpistas do 8 de janeiro, em Brasília.

O relator Alexandre de Moraes e os ministros Cristiano Zanin, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux votaram pela condenação.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Na decisão, Moraes propôs penas de 12 a 17 anos de prisão, em regime inicial fechado e o pagamento de multa e de indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos (em conjunto com os demais condenados pelo caso).

Zanin e Fachin proporam penas menores de prisão. Já Nunes Marques votou para absolver parte dos réus e para condenar outra parte por incitação ao crime.

Ainda não há uma proposta definitiva de penas aos réus.

O julgamento, realizada em sessão virtual, começou na última sexta-feira, 2, e será finalizada às 23h59 desta sexta-feira, 9, formato, que não há debate entre os ministros, que votam por meio de um sistema eletrônico.

Os suspeitos respodem pelos crimes de:

associação criminosa armada;

abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

golpe de Estado;

dano qualificado;

deterioração de patrimônio tombado.

As denúncias foram oferecidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O STF já condenou 59 pessoas pela participação nos atos. Outros 15 réus estão sendo julgados. Ao todo, foram abertas 232 ações contra os executores do vandalismo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

8 de janeiro brasília condenação Dano qualificado Direito Golpe de Estado julgamento réus STF

Relacionadas

Mais lidas