Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

INVESTIGAÇÃO

Call centers, consultorias e corretoras davam suporte a fraude no INSS

Objetivo era atuar como uma espécie de SAC para o controle de queixas e denúncias

Redação
Por Redação
| Atualizada em
Empresas são investigadas por dar suporte a descontos ilegais em aposentadorias
Empresas são investigadas por dar suporte a descontos ilegais em aposentadorias - Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE

Corretoras de seguros, empresas de consultoria e call centers são investigadas pela Polícia Federal (PF) por suspeitas de operar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O objetivo, segundo informações da CNN, era atuar desde o cadastro de aposentados e pensionistas até o controle das queixas e denúncias, uma espécie de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que permitia a administração de queixas e denúncias feitas por aposentados e pensionistas.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

FRAUDE DO INSS

INSS: Veja como vítimas de descontos podem ser atendidas na Caixa
INSS: Veja como vítimas de descontos podem ser atendidas na Caixa imagem

PROMESSA

Alckmin diz que fraude do INSS, não iniciada com Lula, vai ter fim
Alckmin diz que fraude do INSS, não iniciada com Lula, vai ter fim imagem

INVESTIGAÇÃO

Fraude no INSS: governo quer bloqueio de bens de investigados
Fraude no INSS: governo quer bloqueio de bens de investigados imagem

“As investigações identificaram envolvimentos de associações de aposentados, corretoras de seguros, empresas de consultoria, call centers, e entidades sindicais, muitas vezes ligadas a descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas”, diz relatório da PF.

Dois call centers citados em relatório têm em comum Domingos Sávio de Castro como proprietário. Uma delas em sociedade com Antônio Carlos Camilo Antunes, o “careca do INSS”. Os dois são investigados pela polícia e pela Controladoria-Geral da União (CGU) por ligação com entidades suspeitas de integrar o esquema.

A Callvox Contact Center e a ACDS Call Center – a Truetrust – funcionam em Brasília e chegaram a ter centenas de funcionários. Boa parte deles foi contratada no fim de 2023, período que coincide com o auge do aumento dos descontos, segundo as investigações.

As empresas de call center, conforme a polícia, atuavam para pelo menos três entidades investigadas: a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), a Associação Brasileira dos Contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (Abrasprev) e a Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (Abapen).

Devolução de descontos

O INSS anunciou a devolução automática de R$ 292,7 milhões a beneficiários que sofreram cem abril. O estorno será feito na folha de pagamento de maio, entre 26 de maio e 6 de junho, conforme o calendário oficial.

As cobranças de mensalidades associativas foram suspensas, assim como os Acordos de Cooperação Técnica com entidades e associações. Os beneficiários não precisam solicitar cancelamento nem ir até uma agência para receber o valor de volta.

Para valores descontados antes de abril, o ressarcimento ainda está sob análise da Advocacia-Geral da União, sem prazo definido. A partir de terça-feira, 13, o INSS notificará os afetados pelo aplicativo Meu INSS, onde será possível confirmar ou negar o reconhecimento do desconto. O pedido de reembolso poderá ser feito a partir de quarta-feira, 14.

Fraude do INSS

A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal, no dia 23 de abril, investiga um suposto esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da Controladoria Geral da União (CGU) cumpriram 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Descontos indevidos fraude do INSS investigação PF

Relacionadas

Mais lidas