Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Câmara aprova PEC da reforma tributária

Foram 382 votos a favor no primeiro turno e 375 no segundo turno

João Guerra

Por João Guerra

07/07/2023 - 5:27 h
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira -

Após mais de dez horas de sessão, a Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira, 7, em segundo turno, o texto-base da reforma tributária por 375 votos a 113. A proposta de emenda à Constituição (PEC) reformula a tributação sobre o consumo. A aprovação em segundo turno ocorreu na madrugada, aproximadamente a 1h40 da manhã.

Em primeiro turno, foram 382 votos a favor e 118 votos contrários e três abstenções. Com o avanço nas duas fases, a matéria segue para ser apreciada pelo Senado Federal.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Antes de abrir a votação, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), discursou argumentando que a “urgência de votar a reforma tributária é do Brasil”. A sessão começou por volta das 23h de quinta-feira, 6.

"Estamos vivendo hoje um momento histórico para o país e para nossas vidas parlamentares. O país olha para esse parlamento esperando uma resposta, nossa para aprovação de uma resposta justa neutra, que dê segurança jurídica. Não podemos e não devemos nos furtar a essa responsabilidade", afirmou Lira.

O texto unifica 5 tributos: IPI, PIS e Cofins (federais); ICMS (estadual); e ISS (municipal). No lugar, serão criados dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs), um federal e outro estadual/municipal.

A proposta também prevê zerar imposto sobre a cesta básica e criar o "imposto do pecado", que recairia sobre produtos como cigarro e cerveja.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Play

Brasil e delegações deixam salão em protesto a Netanyahu na ONU

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Play

Barroso cai no samba e canta sucessos em festa de despedida do STF

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Play

Chapada Diamantina recebe a 21ª Rural Tur com celebração de cultura e riquezas naturais

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

x