Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Canil municipal de Itaberaba é investigado por maus-tratos a animais

Apuração foca em negligência médica veterinária e utilização indevida de bens públicos

Rodrigo Tardio
Por
João Almeida Filho (PSD), prefeito de Itaberaba
João Almeida Filho (PSD), prefeito de Itaberaba - Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou recentemente um procedimento administrativo para investigar denúncias graves envolvendo a gestão do canil municipal e o atendimento a animais no município de Itaberaba, Chapada Diamantina.

A apuração foca em supostos maus-tratos a animais, negligência médica veterinária e a utilização indevida de bens públicos.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A investigação teve início após o recebimento de uma representação popular detalhada. O documento enviado ao MP foi acompanhado por um vasto conjunto de provas materiais, incluindo fotos, vídeos e documentos que apontam irregularidades estruturais e falhas críticas no cuidado com os animais acolhidos pelo município.

Leia Também:

SANTO ESTEVÃO

Paciente denuncia aplicação de soro vencido em hospital na Bahia
Paciente denuncia aplicação de soro vencido em hospital na Bahia imagem

REDES SOCIAIS

Prefeito de Itapé usava fotos pessoais em resultados da gestão
Prefeito de Itapé usava fotos pessoais em resultados da gestão imagem

NEPOTISMO

Nomeação de sobrinha de prefeito em Candeal é alvo de investigação
Nomeação de sobrinha de prefeito em Candeal é alvo de investigação imagem

Ambulâncias paradas

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Itaberaba, na gestão João Filho (PSD), ficaram paradas em um estacionamento de um posto de combustíveis do município. A denúncia foi do vereador Roberto Almeida (Republicanos).

"O município ganhou as ambulâncias para implantar o serviço, mas as mesmas estão abandonadas em um pátio desse posto de combustíveis", disse o parlamentar.

Em 2010, foi feita a solicitação para que Itaberaba contasse com o serviço, o que só foi conseguido este ano, com o apoio do Ministério da Saúde e do Governo do da Bahia.

No total, 47 novas ambulâncias foram entregues para ampliar o serviço em toda a Bahia, expansão a qual levou 33 novos municípios a contar com os veículos, o que seria para beneficiar a população durante 24 horas, incluindo Itaberaba e cidades vizinhas.

Ainda de acordo com o vereador, as ambulâncias teriam sido retiradas do local denunciado.

"Tomei conhecimento que colocaram as ambulâncias em outro galpão. Estamos tentando descobrir onde é esse novo local", afirmou o vereador.

Falta de insulina

Em janeiro deste ano, uma denúncia apontou a falta de alguns insumos no município, bem como medicações controladas, imprescindíveis para uso dos pacientes.

Alem da falta da insulina, foi denunciada também falta das tiras do aparelho para medir a glicose, os quais em farmácias, teriam preços altos.

A reportagem procurou a Prefeitura de Itaberaba, sobre a denúncia da gestão do canil municipal, e ainda aguarda resposta aos questionamentos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Canil Municipal Defesa dos animais Investigação MP-BA itaberaba João Filho

Relacionadas

Mais lidas