POLÍTICA
Caso Glauber Braga provoca racha no partido de Bolsonaro
Deputado federal do PSOL corria risco de ter mandato cassado, mas recebeu suspensão de seis meses

Por Yuri Abreu

A decisão da Câmara dos Deputados em dar uma pena de suspensão de seis meses ao deputado federal Gluaber Braga (PSOL-RJ), ao invés da cassação do mandato, provocou um racha no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Isso porque o líder do partido na Casa, Sóstenes Cavalcanti (RJ) determinou a saída do deputado Bibo Nunes (RS) da função de vice-líder da sigla na Câmara. O parlamentar gaúcho teria orientado a bancada a favorecer Braga, o que desagradou Sóstenes.
Embate entre os parlamentares
A discussão entre os dois parlamentares gerou um momento emblemático durante a votação. Sóstenes tinha orientado os parlamentares a votarem contra o acordo que gerou a suspensão de Glauber por seis meses e afastou o risco de condenação.
Durante a sessão, no entanto, Bibo deu a orientação contrária. Sóstenes então pediu a palavra para repreender Bibo e anunciar que a partir daquele momento ele estava destituído da função de vice-líder.
Leia Também:
Motta reage após Lira citar 'esculhambação' na Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiu à crítica feita pelo seu aliado Arthur Lira (PP-AL) sobre a condução na votação de cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).
De acordo com o G1, Lira demonstrou irritação com a pena aprovada pela Casa ao psolista de suspensão de seis meses, em vez de cassação do mandato.
"Tem que reorganizar a Casa. Está uma esculhambação", escreveu Lira em um grupo de mensagens com os integrantes de seu partido na Câmara. Lira ainda criticou indiretamente Hugo Motta por sua atuação no comando dos trabalhos.
"PSOL representou contra o presidente Hugo na PGR", afirmou, sobre o partido acionar a Procuradoria Geral da República (PGR) por conta da retirada à força do deputado Glauber Braga da cadeira da presidência da Casa.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



