VAI SAIR?
Deputados avaliam tirar Hugo Motta da presidência da Câmara
Nos corredores da Casa já se fala em um movimento conjunto entre PT e PL para tirá-lo do posto

Por Anderson Ramos

A insatisfação com o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) alcançou um novo nível depois das votação que salvou os mandatos de Glauber Braga (PSOL-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP).
Nos corredores da Casa já se fala em um movimento conjunto entre PT e PL para tirá-lo do posto, segundo a jornalista Andrezza Matas. Neste contexto, vale lembrar que Motta rompeu Lindberg Farias e Sóstenes Cavalcanti, líderes dos dois partidos.
Ainda segundo a publicação, o argumento para isso é que ele perdeu as condições de controlar a Casa. A prova são os sucessivos episódios de motim no plenário. O último deles, quando Glauber Braga ocupou sua cadeira, foi reprimido com violência, inclusive contra a imprensa, o que já é motivo suficiente para que Motta seja afastado, avaliam líderes.
A análise do governo é de que não há mais ninguém para negociar se quiser aprovar alguma matéria. Caberá ao Planalto partir para o varejo e negociar voto a voto com cada um dos deputados e senadores.
Leia Também:
Prova de fogo
Na próxima semana, Hugo Motta terá mais um teste de fogo se quiser testar sua liderança na Câmara. Ele vai precisar do apoio de todos os membros da Mesa Diretora para tirar o mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) por faltas.
Embora o Regimento Interno da Casa determine que a ausência é punida com a perda do mandato, é necessário que os sete integrantes do comando da Câmara assinem o documento. Eduardo não trabalha desde março, quando fugiu para os Estados Unidos na tentativa de evitar o mesmo destino do pai.
Ao menos dois dos sete integrantes da Mesa Diretora votam contra na largada — Altineu Côrtes (PL-RJ) e Elmar Nascimento (União-BA). Os demais componentes são: Carlos Veras (PT-PE); Lula da Fonte (PP/PE); Delegada Katarina (PSD/SE); Sergio Souza (MDB/PR).
A cassação de Alexandre Ramagem (PL-RJ) também será analisada no plenário da Casa na semana que vem.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



