POLÍTICA
Celso Sabino desafia partido e anuncia permanência no governo Lula
Ministro do Turismo vai na contramão de exigência do União Brasil

Por Cássio Moreira

Celso Sabino permanece no Ministério do Turismo. O ministro anunciou, em conversa com a imprensa, nesta quarta-feira, 8, que não seguirá a orientação do União Brasil, seu partido, e seguirá no comando da pasta até 2026, mesmo com o risco de expulsão.
Mais cedo, ele foi suspenso das suas atividades partidárias por 60 dias. No comunicado, o União Brasil confirmou o movimento e a intervenção no diretório estadual do Pará.
Eu fico ao lado do presidente do Lula, para continuar transformando nosso país por meio do Ministério do Turismo
"Pelo bem do turismo, mas especialmente pelo bem do povo do Pará e pela realização da COP30, eu fico ao lado do presidente do Lula, para continuar transformando nosso país por meio do Ministério do Turismo", escreveu Sabino em uma publicação nas redes sociais, logo após confirmar sua permanência no posto.
Mudança de rota
Sabino chegou a entregar a carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após pedido do União Brasil, mas voltou atrás da sua decisão, contato com o apoio do próprio chefe do Planalto, que tem sinalizado a possibilidade de apoiar sua candidatura ao Senado pelo Pará em 2026.
A realização da COP30 em Belém, que acontecerá em novembro, também pesou para a 'mudança de rota' por parte de Sabino. O evento no seu estado natal é visto como um 'trampolim' para sua trajetória política.
Retaliações
União Brasil e PP, que formaram recentemente uma federação partidária, subiram o tom contra seus ministros presentes no governo Lula, nesta quarta, 8.
As duas siglas, que romperam recentemente com o Palácio do Planalto, exigiram que todos os seus filiados entregassem seus cargos. Sabino e André Fufuca, no entanto, optaram pela permanência na Esplanada dos Ministérios.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes