Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Centrão prepara contra-ataque ao PT após ter cargos cortados

Caciques do bloco pretendem lançar candidatos para a vaga em Corte como reação

Redação

Por Redação

16/10/2025 - 7:28 h
Ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann
Ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann -

O Centrão prepara um contra-ataque ao PT após ter cargos cortados pelo governo Lula — na semana passada, deputados do bloco contribuíram para a derrota da gestão na MP das Bets.

O foco do grupo está na disputa pela vaga a ser aberta no Tribunal de Contas da União (TCU). Em fevereiro de 2026, o ministro Aroldo Cedraz completará 75 anos e terá de se aposentar compulsoriamente da Corte.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A vaga, segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, é indicação da Câmara e havia sido prometida por Hugo Motta (Republicanos-PB) ao PT em troca do apoio do partido de Lula à candidatura do deputado ao comando da Casa.

Leia Também:

Porém, lideranças do bloco de partidos avisaram a Motta, nas últimas semanas, que não há de partidos como União Brasil, PP e PSD manterem o acordo firmado, pois deputados dessas siglas querem disputar a vaga.

Na avaliação de um dos caciques do Centrão, o PT não teria votos suficientes na Câmara para aprovar a indicação de um nome ligado ao partido para a Corte de Contas.

Líderes do grupo ainda avaliam que a própria posição do PT na área fiscal, vista como incompatível com a agenda de partidos mais liberais, atrapalha a tentativa da sigla de indicar um ministro para o TCU.

Entre os nomes do Centrão interessados na indicação para o TCU, estão os deputados federais Pedro Paulo (PSD-RJ), Hugo Leal (PSD-RJ), Elmar Nascimento (União-BA) e Danilo Forte (União-CE).

PSD e +: governo Lula corta cargos de partidos após derrota da MP das Bets

Após a derrota do governo na MP das Bets, na semana passada, a ministra de Relações Institucionais do governo Lula (PT), Gleisi Hoffmann, deu início a uma reorganização da base no Congresso, tendo com principais alvos quatro partidos do Centrão.

De acordo com ela, o ajuste conta com o aval do presidente: corte de cargos de parlamentares que fazem parte do bloco. Os partidos envolvidos são: PP, PSD, Republicanos e o MDB.

Algumas demissões já começaram a ser efetivadas. Na semana passada, Progressistas e pessedista perderam cargos na Caixa e Ministério da Agricultura. Já os emedebistas perderam postos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“Vamos reorganizar a base do governo e fazer as mudanças necessárias, com muita responsabilidade", afirmou Gleisi Hoffmann ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. "Mas quem quiser estar no governo deverá ser voto do governo no Congresso”, disse a ministra.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Centrão Gleisi Hoffmann Lula TCU

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann
Play

Fim da escala 6x1? Senado decide destino da jornada trabalhista

Ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

Ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann
Play

Tarifa zero é viável? Haddad faz radiografia no transporte público

Ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann
Play

Brasil e delegações deixam salão em protesto a Netanyahu na ONU

x