POLÍTICA
Chirac sugere a Alckmin que não se preocupe com pesquisas


Antes de deixar o Brasil na manhã desta sexta-feira, o presidente francês Jacques Chirac sugeriu ao candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, que não se preocupasse neste momento com as pesquisas de intenção de voto.
O encontro, durante o café da manhã no hotel Blue Tree, em Brasília, onde Chirac estava hospedado, levou meia hora. A conversa girou em torno das eleições brasileiras.
"Não se preocupe com pesquisas porque se eu fosse me preocupar com isso não seria presidente da França", disse Chirac a Alckmin, de acordo com um assessor do ex-governador paulista.
Alckmin, segundo enquetes divulgadas esta semana, perdeu pontos na intenção de votos dos eleitores, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal adversário, teria chance de vencer já no primeiro turno.
O tucano falou sobre a reforma política e relatou ao presidente francês que gostaria de ver aprovada a regra da fidelidade partidária. Também mencionou a cláusula de barreira, que prevê um mínimo de votos para que um partido possa ter representação no Congresso, como um instrumento que aprimora a governabilidade.
No plano internacional, Chirac disse acreditar que Brasil e Índia conseguirão o esperado assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).
O presidente francês também contou que seu país deseja construir uma ponte entre a Guiana Francesa e o rio Oiapoque, no Amapá.
Após o café da manhã, que terminou pouco antes das 9 horas, Chirac viajou para Santiago, no Chile, onde cumpriria agenda, e Alckmin seguiu em campanha para Governador Valadares (MG). Em visita de Estado no Brasil, na quinta-feira Chirac teve encontro reservado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.