O AGENTE SECRETO
"Cinema de nosso país não deve nada para ninguém", diz Lula
Publicação foi feita em uma rede social pouco depois do anúncio da vitória da dupla brasileira no festival francês
Por Jair Mendonça Jr

Logo após o anúncio dos vencedores do Festival de Cannes, neste sábado, 24, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o diretor Kleber Mendonça Filho e o ator Wagner Moura pela conquista dos prêmios de melhor direção e melhor ator com o filme 'O Agente Secreto'.
Leia Também:
Moura se tornou o primeiro ator brasileiro a vencer na categoria de atuação masculina no festival. Entre as mulheres, o Brasil já havia sido premiado com Fernanda Torres, em 1986, e Sandra Corveloni, em 2008.
Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de melhor direção, feito que não ocorria desde 1969, quando Glauber Rocha venceu com O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro. Ao subir no palco do Grand Théâtre Lumière, o diretor declarou: “Meu país é cheio de beleza”.
O filme narra a história de um professor perseguido pela ditadura que retorna à cidade natal, Recife, em 1977. Wagner Moura interpreta o protagonista. Ele não participou da cerimônia por estar gravando o longa 11817, dirigido por Louis Leterrier. Mendonça recebeu o prêmio em nome do ator.
Pelas redes sociais, Lula escreveu:
“Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. De comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo. E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de @kmendoncafilho e Wagner Moura. Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no Festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém. E que seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes