Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POSICIONAMENTO

Codevasf esclarece demissão de superintendente após investigação

Miled Cussa Filho foi demitido no início do mês de maio

Por Redação

16/05/2025 - 6:48 h
Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente -

A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) negou que a demissão do ex-superintendente Miled Cussa Filho, ocorrida no início desse mês, tenha sido causada por colaboração com as investigações da Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF), conforme afirma reportagem publicada pelo portal UOL na quinta-feira, 15.

Leia Também:

A Polícia Federal apura uma suposta irregularidade nos convênios firmados entre a Prefeitura de Campo Formoso e a Codevasf para pavimentação de estradas, vencidos pela Allpha Pavimentação, no âmbito da Operação Overclean. A suspeita é de fraude, superfaturamento, além de indícios de pagamento de propina para a escolha da empresa.

De acordo com a estatal, o motivo do desligamento se deu por conta de recente verificação de que houve participação de representantes de empresa privada em reunião — na Superintendência e com a presença do ex-superintendente — sobre um convênio da Codevasf com a Prefeitura, o que não era de conhecimento da direção da Companhia.

“O ex-superintendente homologou o processo licitatório vencido posteriormente pela empresa representada na reunião. O desligamento buscou ampliar garantias de transparência e integridade para os processos de apuração”, afirma a Codevasf.

Ainda segundo a estatal, não há denúncias nos ofícios remetidos pelo ex-superintendente à CGU e ao MPF, mas simples exposição de fatos. “Os documentos apenas consolidam informações sobre providências tomadas pela Codevasf desde o início da execução do convênio, apresentam informações sobre a reunião e registram a participação do ex-superintendente nessa reunião. O ex-superintendente foi informado no dia 5 de maio de que seria desligado da Companhia. Os ofícios foram enviados por ele àqueles órgãos dias depois, em 8 de maio”, alega a Codevasf.

A Codesvasf também garante que os convênios firmados com a prefeitura foram encaminhados para auditoria especial em 6 de maio, também antes do envio dos ofícios pelo ex-superintendente e afirmou não possui qualquer relação com a empresa contratada pela Prefeitura.

“Em convênios, as licitações, as contratações, as medições e os pagamentos são realizados pelo órgão convenente — nesse caso, a Prefeitura. Cabe ao concedente (Codevasf) transferir recursos e analisar a conformidade dos processos”, diz a Companhia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Campo Formoso Codevasf demissão miled cussa filho superintendente

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Play

Rico Melquiades joga no Tigrinho na CPI das Bets e perde; assista

Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Play

Ex-deputada Célia Leão é retirada de voo por usar item proibido; vídeo

Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Play

VÍDEO: Bolsonaro surpreende em hospital ao lado de Michelle

Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Play

VÍDEO: deputado baiano canta louvor na Câmara antes de votação

x