POLÍTICA
Congresso volta do recesso com lista de prioridades
Cassação de Zambelli está entre os temas
Por Cássio Moreira

O Congresso Nacional, composto por Câmara dos Deputados e Senado, volta aos trabalhos nesta segunda-feira, 4, após o recesso parlamentar. Para o próximo semestre, a Casa tem uma série de temas para debater, incluindo a possível cassação do mandato de Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal licenciada que está presa na Itália.
Também de licença no exterior, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pode ser outro parlamentar a ter uma possível cassação colocada em pauta, segundo apuração recente do Portal A TARDE com deputados baianos. O entendimento é que de que ele tem usado do título conquistado nas urnas nas duas últimas eleições para "tumultuar" o ambiente político brasileiro no exterior.
Eduardo Bolsonaro é apontado como o mentor do plano que culminou na taxação de 50% dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, que passa a valer a partir da próxima quarta-feira, 6, além de falado abertamente sobre outras retaliações da Casa Branca ao Brasil.
Outros temas
A regulamentação da Inteligência Artificial também deve ser pautada pelo Congresso ainda este ano, além da alteração na tabela do Imposto de Renda. A Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2026, que será debatida na Casa, é tida como uma das prioridades, assim como o projeto que pode limitar a autonomia dos partidos no ingresso de ações no Supremo Tribunal Federal (STF).
Veja a lista de pautas:
- Cassação de Eduardo Bolsonaro
- Cassação de Carla Zambelli
- Novo Código Eleitoral
- Mudanças na tabela do Imposto de Renda
- Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento
- Restrição de ações no STF
- Regulamentação da Inteligência Artificial
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes