Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Conta de luz de graça: Lula aprova decisão para milhões de brasileiros

Saiba quem tem direito a gratuidade da conta de luz

Redação
Por Redação
Boleto de conta de luz
Boleto de conta de luz -

Os brasileiros serão isentos do pagamento da conta de luz devido a nova medida provisória (MP) assinada pelo presidente Lula (PT) nesta terça-feira, 6, que promove uma reforma do setor elétrico.

A medida prevê descontos na tarifa de luz para cerca de 60 milhões de brasileiros e foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

"O presidente assinou a reforma, nós encaminhamos à Casa Civil, e assim que nós retornarmos da Rússia e da China queremos que o presidente Lula faça o anúncio oficial do encaminhamento da reforma", disse.

Leia Também:

DICA PARA ECONOMIZAR

Eletrodoméstico improvável é vilão e pode aumentar a conta de luz
Eletrodoméstico improvável é vilão e pode aumentar a conta de luz imagem

ECONOMIA

Conta de luz de graça: ministro anuncia decisão para milhões de brasileiros
Conta de luz de graça: ministro anuncia decisão para milhões de brasileiros imagem

BAHIA

Baianos podem ter até de 65% de desconto na conta de luz; veja se você tem direito
Baianos podem ter até de 65% de desconto na conta de luz; veja se você tem direito imagem

O texto ainda precisa ser votado e aprovado pelo Congresso, caso contrário, perde a validade.

Saiba quem tem direito a conta de luz gratuita

A isenção será concedida para os consumidores com renda per capita mensal de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico e com consumo de até 80 kw/h por mês.

Para quem se enquadrar nos critérios de renda e consumir acima de 80 kW/h, até 120 kW/h, haverá uma cobrança proporcional, dos kW/h consumidos acima da marca estabelecida.

Gratuidade

Cerca de 14 milhões de cidadãos terão gratuidade. Já os demais, isto é, os 46 milhões terão um desconto significativo.

Atualmente, apenas indígenas e quilombolas têm gratuidade. Famílias de baixa renda que estão no CadÚnico têm um desconto que pode chegar a 65% do total da conta.

O custo das mudanças é estimado em R$ 4,5 bilhões por ano. Para além, a conta de luz dos demais consumidores terá um aumento de 1,4%.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

conta de luz Lula Ministro de Minas e Energia

Relacionadas

Mais lidas