CPI da Covid: ex-secretário de Saúde do Amazonas depõe nesta terça, 15 | A TARDE
Atarde > Política

CPI da Covid: ex-secretário de Saúde do Amazonas depõe nesta terça, 15

Publicado segunda-feira, 14 de junho de 2021 às 17:24 h | Atualizado em 14/06/2021, 17:32 | Autor: Da Redação, com informações da Agência Senado
Campelo esteve a frente da Secretaria da Saúde do Amazonas durante o colapso no inicio no ano | Foto: Divulgação | Saúde AM
Campelo esteve a frente da Secretaria da Saúde do Amazonas durante o colapso no inicio no ano | Foto: Divulgação | Saúde AM -

A CPI da Pandemia vai ouvir, nesta terça-feira, 15, o ex-secretário de Saúde do estado do Amazonas, Marcellus Campelo. O depoimento ocorre de forma semipresencial a partir das 9h, e o objetivo é saber o que motivou o colapso no estado, no início de 2021, durante a gestão de Campelo, com a falta de leitos e de oxigênio medicinal nos hospitais que recebiam pacientes com covid-19.

Outro ponto do depoimento é um suposto desvio de dinheiro do combate à pandemia, a partir de uma organização criminosa no Amazonas. A Polícia Federal se o governo do estado favoreceu empresários locais na construção de um hospital de campanha em Manaus.

Os agentes fizeram buscas na casa do governador Wilson Lima, na sede do governo, na Secretaria de Saúde e na residência do então secretário Marcellus Campelo, que chegou a ser preso. Em junho do ano passado, o governador amazonense já tinha sido alvo de uma operação por suspeita de fraude na compra de respiradores.

A CPI da Pandemia já aprovou a quebra de sigilos telefônico e telemático de Marcellus Campelo. O governador do Amazonas conseguiu escapar de depor à comissão em virtude de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), da qual a CPI vai recorrer.

Os requerimentos que pediram a convocação de Marcellus Campelo foram apresentados pelos senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

O presidente da CPI da Pandemia é o senador Omar Aziz (PSD-AM), tendo Randolfe Rodrigues (Rede-AP) a vice-presidência. Renan Calheiros (MDB-AL) é o relator. No total, são 11 senadores titulares e sete suplentes.

Publicações relacionadas