CRIME ORGANIZADO
CV na política: PF apura interferência de facção nas eleições de 2024
Prefeito de cidade brasileira foi cassado por envolvimento com o Comando Vermelho

Por Andrêzza Moura

A interferência do crime organizado na política de Santa Quitéria, no interior do Ceará, voltou ao centro das investigações da Polícia Federal. Nesta sexta-feira, 7, policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão no município como parte da Operação Promessa Vazia, que apura a atuação do Comando Vermelho (CV) nas eleições de 2024.
Os mandados, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), foram cumpridos em endereços ligados aos investigados, que não tiveram os nome divulgados. Informações dão conta de que a busca visa reunir novas provas sobre a participação de candidatos e aliados da facção em práticas de corrupção e coação eleitoral.
As investigações tiveram início após a cassação do então prefeito eleito, José Braga Barroso (PSB), o Braguinha, acusado de ter recebido apoio do CV, que teria ameaçado eleitores e oferecido drogas em troca de votos. Ele foi preso em janeiro deste ano, antes de tomar posse, e se tornou o primeiro prefeito do país cassado por envolvimento com uma facção criminosa.

Nas eleições suplementares ocorridas no último dia 26 de outubro, o filho de Braguinha, Joel Barroso (PSB), venceu o pleito com 53,21% dos votos válidos e será diplomado na próxima segunda-feira, 10 de novembro.
Leia Também:
De acordo com in formações do Ministério Público do Ceará e da Polícia Civil, as ordens para interferência nas eleições partiram de Anastácio Paiva Pereira, conhecido como Doze, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho no Ceará e atualmente foragido no Rio de Janeiro. A operação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/CE), que reúne a PF, PM, Polícia Civil, SENAPPEN e SAP.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



