Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NOVOS ALIADOS?

De olho em 2026, Jerônimo deseja apoio da fusão Podemos-PSDB

Governador não escondeu o interesse de contar com a legenda nas eleições de 2026

Por Willian Falcão e Anderson Ramos

30/04/2025 - 9:30 h
Tucanos chegaram a se reunir com Jerônimo em 2023
Tucanos chegaram a se reunir com Jerônimo em 2023 -

O apoio do novo partido originado da fusão entre o PSDB e Podemos já está no radar de Jerônimo Rodrigues (PT). Em entrevista à imprensa na manhã desta quarta-feira, 30, o governador não escondeu o desejo de contar com a legenda nas eleições de 2026.

Leia Também:

Para a aliança se concretizar, o petista terá que usar do seu poder de articulação. Com três deputados estaduais (Tiago Correia, Jordávio Ramos e Paulo Câmara) e um federal (Adolfo Viana), o PSDB faz parte da oposição ao governo. Já o Podemos, que tem nos seus quadros um deputado estadual (Laerte do Vando) e outro federal (Raimundo Costa) faz parte da base governista no estado.

“O Podemos está no governo conosco, eu espero também que essa relação possa ser estabelecida de uma maneira que os partidos ganhem e que os governos Lula e o nosso governo possam ter a parceria. Tenho muita confiança no Podemos, e espero inclusive que o PSDB, que em alguns momentos já foi parceiro nosso, a gente possa contar com eles. Eu vou aguardar”, disse Jerônimo.

Na terça, 29, os tucanos deram aval para o avanço das negociações com o Podemos para a formação de uma nova sigla. A ideia, segundo fontes ouvidas pelo Portal A TARDE, é abandonar o 45, número tradicional dos tucanos, e adotar o 20, código eleitoral do segundo partido. Os nomes cogitados para batizar a nova sigla são “Juntos 20” e “Moderados”.

Com a aprovação, os tucanos devem se reunir novamente em junho, em uma convenção nacional. Segundo o presidente do PSDB, Marconi Perillo, integrantes dos dois partidos discutirão as etapas seguintes do acordo nas próximas semanas.

PSDB

O PSDB chegou ao Palácio do Planalto pela primeira vez em 1994, com a vitória de Fernando Henrique Cardoso, ex-ministro da Fazenda impulsionado pelo sucesso do Plano Real. A eleição de FHC foi sacramentada ainda no primeiro turno, contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Covas garantia no mesmo ano a chegada dos tucanos ao Palácio dos Bandeirantes, hegemonia que duraria até 2022.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

fusão psdb/podemos Jerônimo Rodrigues

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Tucanos chegaram a se reunir com Jerônimo em 2023
Play

VÍDEO: Bolsonaro surpreende em hospital ao lado de Michelle

Tucanos chegaram a se reunir com Jerônimo em 2023
Play

VÍDEO: deputado baiano canta louvor na Câmara antes de votação

Tucanos chegaram a se reunir com Jerônimo em 2023
Play

Glauber Braga cassado: deputado dorme no plenário do Conselho de Ética

Tucanos chegaram a se reunir com Jerônimo em 2023
Play

Vídeo: ministro do STJ faz piada xenofóbica sobre baianos em sessão

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA