Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ABUSO DE PODER

Deputada baiana é acusada de promover marido político

Ex-prefeito de Ilhéus já se apresenta como pré-candidato a deputado estadual em 2026

Rodrigo Tardio

Por Rodrigo Tardio

15/12/2025 - 10:45 h | Atualizada em 15/12/2025 - 12:26
Deputada Soane Galvão (PSB)
Deputada Soane Galvão (PSB) -

A deputada estadual, Soane Galvão (PSB) é acusada de utilizar a estrutura parlamentar para promover de forma política, o marido e ex-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), conhecido como Marão, o qual já se apresenta como pré-candidato a deputado estadual.

Nos últimos meses, a deputada tem publicado cards, fotos e vídeos com anúncios de entregas de equipamentos públicos, como:

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
  • viaturas;
  • ambulâncias;
  • ônibus escolares.

Os comunicados foram espalhados em diversos municípios:

  • do sul;
  • sudoeste;
  • extremo sul da Bahia, sobretudo nas cidades onde os prefeitos e vereadores pertencem à base política da parlamentar, o que se configura com possível abuso de poder político e/ou econômico.

O foco da acusação é que os atos de entrega de bens públicos, que deveriam ser institucionais e em benefício exclusivo da população, estariam sendo transformados em eventos de campanha política para o marido e ex-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

A entrega de equipamentos em municípios da base política reforça a ideia de que a ação teria um interesse eleitoral direto. Os parlamentares, por intermédio de emendas parlamentares, destinam recursos para a compra de equipamentos, os quais são entregues aos municípios, o que seria um procedimento legal.

No entanto, a lei exige que essa destinação e a subsequente entrega sejam tratadas de forma institucional e não como um ato de promoção individual ou familiar, sob pena de configurar conduta vedada a agentes públicos em período eleitoral, ou até mesmo abuso de autoridade/poder que pode levar à cassação do mandato ou multa.

Denúncias

Em 2022, houve acusações formais envolvendo a deputada Soane Galvão e o esposo, Mário Alexandre, relacionadas a temas eleitorais e uso da máquina pública, principalmente no período eleitoral de 2022, quando Soane Galvão foi candidata a deputada estadual, e ao período em que ela foi Secretária Municipal em Ilhéus.

O casal já foi alvo de questionamentos judiciais na Justiça Eleitoral (TRE/BA) relacionados ao parentesco e à possível inelegibilidade reflexa.

Mário Alexandre foi alvo de investigações, em 2024, sobre supostos desvios de recursos, inclusive durante o período da gestão de Ilhéus.

Há precedentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que definem como abuso de autoridade a utilização por parlamentar de recursos para fins de campanha eleitoral, mesmo que dentro da cota permitida, se o conteúdo extrapolar as prerrogativas parlamentares em favor da promoção pessoal.

Irregularidades

Em março deste ano, o TCM-BA manteve a decisão pela procedência das conclusões contidas em relatório de auditoria realizada por técnicos do órgão no município, que apontou irregularidades em processos licitatórios destinados à execução de obras e serviços de engenharia, bem como a ocorrência de superfaturamento em despesas com limpeza pública, no exercício de 2017.

Em nota, a deputada diz que as ações divulgadas nos canais institucionais e redes sociais dizem respeito exclusivamente ao cumprimento do dever constitucional como representante eleita, especialmente no que se refere à indicação de emendas parlamentares, ao acompanhamento de políticas públicas e à articulação institucional junto ao Governo do Estado da Bahia para a melhoria dos serviços prestados à população.

Diz ainda que não há qualquer pedido de voto, propaganda eleitoral ou utilização indevida de recursos públicos nas divulgações realizadas e que as publicações têm caráter informativo, conforme assegurado pela legislação e pela jurisprudência da Justiça Eleitoral.

No que se refere à vida política de terceiros, a deputada respeita a autonomia e o direito constitucional de qualquer cidadão de participar do processo democrático, sem confundir ou misturar o exercício do mandato parlamentar com eventuais projetos políticos futuros.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Assembleia Legislativa da Bahia candidatura Mário alexandre nepotismo política na Bahia Soane Galvão

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Deputada Soane Galvão (PSB)
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Deputada Soane Galvão (PSB)
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Deputada Soane Galvão (PSB)
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Deputada Soane Galvão (PSB)
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

x