DIPLOMACIA
Discussão sobre moeda comum deve ganhar força na cúpula da Celac
Presidente Lula viaja à Buenos Aires neste domingo para reunião do bloco intergovernamental
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para a Argentina na noite deste domingo, 22, onde participará da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos). A ocasião favorecerá também o avanço das discussões acerca da criação de uma moeda comum para os países do Mercosul.
A expectativa de integrantes do governo é de que as tratativas ganhem força em reuniões que o chefe do Executivo brasileiro manterá ao longo do evento. A nova moeda poderia ser utilizada tanto para fluxos comerciais quanto financeiros, reduzindo os custos operacionais entre países do bloco econômico, e não substituiria as moedas oficiais dos países integrantes.
Na noite deste sábado, 21, o presidente Lula e seu homólogo argentino, Alberto Fernández, assinaram um artigo conjunto no jornal portenho 'Perfil' no qual defenderam o relançamento da aliança entre os dois países. Em um trecho, ambos defendem as discussões sobre a moeda comum para a comunidade latina e caribenha.
"Temos a intenção de superar as barreiras em nossas trocas [comerciais], simplificar e modernizar as regras e fomentar o uso das moedas locais", escreveram.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro