ELEIÇÕES 2024
Câmara de Salvador: 25 vereadores conseguem reeleição
Por Rodrigo Aguiar

Vinte e cinco das 43 cadeiras da Câmara Municipal de Salvador serão ocupadas na próxima legislatura por atuais integrantes do Legislativo soteropolitano, o que indica que a taxa de renovação na Casa foi de 42%.
Debora Santana (Avante), Laina Crisóstomo (PSOL), George O Gordinho da Favela (PSL), Anderson Ninho (PDT), Irmão Lazaro (PL), Augusto Vasconcelos (PCdoB), Dr. Jose Antonio (PTB), Cristiane Corrêa (PSDB), Daniel Alves (PSDB), André Fraga (PV), Marcelo Maia (PMN), Roberta Caires (Patriota), Sandro Bahiense (Patriota), Julio Cesar dos Santos (Republicanos), Penalva (Podemos) Maria Marighella (PT) e Tiago Ferreira (PT) assumem pela primeira vez um mandato na Câmara de Salvador. Ricardo Almeida, por sua vez, chegou a exercer o cargo na atual legislatura, como suplente. Desta vez, porém, será titular do mandato.
O DEM continuará sendo o maior partido da Casa, mas teve uma queda expressiva de cadeiras - de 12 para sete. Por outro lado, a legenda que mais cresceu, passando de uma vaga para três, foi o Patriota.
O PT também permanecerá a segunda maior bancada da Câmara de Salvador, ao manter suas quatro vagas. O PRTB deixará de ter representação no Legislativo municipal, já que o vereador Cezar Leite foi derrotado na sua tentativa de chegar à prefeitura da capital baiana.
Já outras quatro siglas, atualmente sem representantes na Casa, conseguiram eleger um vereador, cada uma. Neste conjunto, destaca-se o ex-secretário de Cidade Sustentável André Fraga (PV). Também passam a contar com representação na Câmara: PSL, PMN e Avante.
A bancada feminina na Casa passará de sete para nove vereadoras. Conseguiram se reeleger as vereadoras Ireuda Silva (Republicanos), Cátia Rodrigues (DEM), Marcelle Moraes (DEM) e Marta Rodrigues (PT). No entanto, ficaram de fora da próxima legislatura Aladilce Souza (PCdoB), Lorena Brandão (PSC) e Ana Rita Tavares (PT). Chegam à Câmara de Salvador Débora Santana (Avante), Cris Correia (PSDB), Roberta Caires (Patriota), Maria Marighella (PT) e Laina (PSOL).
O campeão de votos foi o vereador Luiz Carlos (Republicanos), com 17.035 votos. Em segundo lugar, está o presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), que obteve 12.906 votos. Dos dez com maior votação, sete atualmente já ocupam cadeiras na Casa. O mais novo integrante da Câmara com melhor votação foi Ricardo Almeida. Ele teve no atual pleito 10.026 votos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes