Busca interna do iBahia
HOME > política > ELEIÇÕES 2024

IGUALDADE

Debates abrem espaço para avaliação de propostas

Líderes da disputa nacional esvaziam encontros. Na Bahia, principais candidatos confirmam presença

Alan Rodrigues
Por Alan Rodrigues
TV Alba recebe os candidatos ao governo do estado no último dia de agosto, em parceria com A TARDE
TV Alba recebe os candidatos ao governo do estado no último dia de agosto, em parceria com A TARDE - Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

No próximo dia 5 se encerra o prazo para as convenções partidárias homologarem as candidaturas que vão concorrer nas próximas eleições. Com os nomes já conhecidos, começa a temporada de debates eleitorais nos veículos de comunicação.

Na Bahia, o primeiro encontro entre os candidatos acontece no domingo, dia 7 de agosto, promovido pela TV Band. A emissora realizará debates em 9 estados e no Distrito Federal. Na Bahia, os quatro candidatos com representação no congresso estão confirmados. Além do debate da Band, a TV Assembleia (31/8), em parceria com o grupo A TARDE e a TV Bahia (27/9) anunciam debates entre os candidatos a Governador.

Tudo sobre Eleições 2024 em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Já o debate presidencial, que estava previsto pela Band para o dia 14, teve que ser adiado. Diante da negativa do presidente Bolsonaro (PL) de debater com os demais pleiteantes ao Palácio do Planalto no primeiro turno, seu principal adversário e líder das pesquisas, o ex-presidente Lula, também declinou do convite, temendo se tornar alvo dos candidatos demais que ainda buscam entrar na disputa.

A recusa de Bolsonaro e Lula também motivou o cancelamento dos debates da CNN e Jovem Pan, que aconteceriam dias 6 e 9 de agosto, respectivamente. Outros veículos mantêm a previsão de debates para o mês de setembro, mas ainda sem confirmação de presença de todos os candidatos.

Para o cientista político Cláudio André de Souza, professor de ciência política da Universiodade Católica de Salvador e colunista de A TARDE, "O adiamento dos debates reflete uma postura de candidatos em evitar desgastes, o que gera prejuízos para a sociedade, já que passam a conhecer menos o que cada candidato pensa em um formato inteligível no qual os candidatos confrontam entre eles".

Na Bahia, a situação é diferente. Jerônimo Rodrigues (PT), ACM Neto (União Brasil), João Roma (PL) e Kléber Rosa (PSOL) estão confirmados no debate da Band. Os candidatos cujos partidos não possuem representação na Câmara ficaram de fora.

Para Cláudio André, o debate estadual "interessa para aumentar o grau de exposição, sobretudo, para quem está atrás nas pesquisas". É o caso de Kléber Rosa, do PSOL. "Durante os debates, vamos apresentar nossas propostas destinadas, principalmente, à busca pela cidadania plena. A inclusão social será a prioridade da nossa gestão", adianta o psolista.

João Roma, que aposta na dobradinha com o presidente Bolsonaro, diz estar disposto a participar de todos os debates, para "apresentar ao eleitorado propostas de mudança, de verdade, para a Bahia seguir de mãos dadas com o Brasil". O Candidato ACM Neto estava em viagem e não enviou declaração sobre o que espera dos debates. Segundo sua assessoria, até o momento, apenas a participação no debate da Band está confirmada.

Segundo colocado nas pesquisas e já se aproximando de um empate técnico, Jerônimo Rodrigues manifesta disposição de participar de todos todos os debates. "Estou com muita vontade de apresentar o nosso legado de trabalho e cuidado com os baianos. Fizemos muito, tenho muito orgulho dos investimentos do nosso grupo na educação, na saúde, em estradas, no acesso à água e em tantas outras áreas. Quero discutir esses assuntos com os outros candidatos, que não conhecem a Bahia com profundidade, que não fizeram nenhuma grande ação ou investimento que tenha transformado de verdade a vida das pessoas".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas