AMIZADE
Deputado cassado, Marcell Moraes ganha cargo na Prefeitura de Salvador
Punido pelo TSE por abuso de poder econômico, o político está inelegível até 2026
Por Da Redação
O ex-deputado estadual Marcell Moraes, cassado por abuso de poder econômico, em 2020, ganhou um cargo na Prefeitura de Salvador. Ele foi nomeado “Assessor Especial IV, Grau 58”, lotado na Secretaria de Governo, como publicado na última terça-feira, 1, no Diário Oficial do Município. Esse é um dos cargos mais altos dentro da Segov.
O nome de Marcell Moraes ainda não consta no Portal da Transparência da Prefeitura. Mas, funcionários na mesma função chegam a receber renda bruta de mais de R$ 25 mil, conforme consta no site.
O político, que ficou conhecido pela pauta em defesa dos animais, foi eleito em 2018 para a Assembleia Legislativa da Bahia, mas dois anos depois perdeu o mandato após decisão unânime do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e está inelegível até 2026.
A Justiça Eleitoral entendeu que Moraes fez campanha ainda na fase pré-eleitoral ao promover ações de vacinação e castração de animais, em muitos casos de graça, em várias partes do estado, que eram associadas diretamente a sua imagem, em clara desvantagem aos candidatos que disputaram o pleito.
Este ano, Marcell Moraes não conseguiu emplacar a candidata "Carol dos Animais" como deputada estadual. Ele reclamou da falta de apoio político da própria irmã, Marcelle Moraes, reeleita vereadora na capital baiana em 2020 e licenciada desde abril, quando assumiu a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador.
Na sua conta no Instagram, um dia depois do primeiro turno, ele afirmou que a irmã “chegou onde está” graças ao seu trabalho e que agiu de “maneira covarde, a quem sempre lhe deu a mão”. Agora, têm a chance de refazer os laços na Prefeitura.
Sem mandado político há dois anos, Marcell Moraes foi nomeado assessor na gestão de Bruno Reis após fazer intensa campanha para o candidato ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia. O deputado cassado participou intensamente de atividades de rua ao lado do ex-prefeito de Salvador.
Numa das oportunidades, registrada em vídeo publicado nas redes sociais, Neto elogia o “amigo querido” e diz que ele o ajudou quando estava à frente da administração municipal. Ao lado do atual prefeito Bruno Reis, Marcell Moraes também posou para fotos durante a campanha e pediu votos para Neto.
Como só pode disputar uma eleição em 2026, o cargo, agora, pode ser entendido como retribuição ao aliado fiel.
O Portal A TARDE questionou a Prefeitura de Salvador sobre os motivos que motivaram a nomeção do deputado cassado ao cargo técnico. No entanto, a gestão municipal ignorou os questionamentos e decidiu não se pronunciar. Em caso de resposta, ela será adicionada à reportagem.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes