POSSÍVEL 2º TURNO
Lula aumenta a vantagem em relação a Bolsonaro no segundo turno
Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana mostra o petista com 25 pontos percentuais de vantagem
Por Da Redação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou a vantagem para Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto em uma eventual segundo turno para o pleito presidencial deste ano, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Datafolha e divulgada no início da noite desta quinta-feira, 26. O petista, que pontuava 55% na pesquisa de março, foi para 58%, enquanto o atual presidente cai de 34% para 33%, com isso, a diferença subiu de 21 para 25 pontos percentuais.
A porcentagem de eleitores que votariam em branco ou nulo neste levantamento é de 8% (eram 10% na pesquisa anterior) e a de eleitores que não sabem em quem votar é de 1%, mesmo número do anterior.
O Datafolha também testou um cenário sem Bolsonaro na disputa do segundo turno e com Ciro Gomes (PDT), sendo o adversário de Lula. O petista aparece com 55% das intenções de voto, enquanto o pré-candidato do PDT aparece com 29%. Brancos e nulos somam 15% e “não sabe”, 1%.
No cenário sem o ex-presidente Lula e com uma disputa entre Bolsonaro e Ciro, o cearense vence com 52%, enquanto o atual presidente teria 36%. Brancos e Nulos seriam 10% e “não sabe”, 2%.
O Datafolha ouviu 2.556 eleitores entre os dias 25 e 26 de maio em 181 municípios de todo o país. A margem de erro do levantamento contratado pelo jornal 'Folha de S. Paulo' é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-05166/2022.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes