CORRIDA PRESIDENCIAL
MDB oficializa Tebet como pré-candidata à Presidência
PSDB e Cidadania precisam avaliar se o nome da senadora será a candidata única do bloco de partidos
Em uma reunião nesta terça-feira, 24, a comissão executiva do MDB oficializou a senadora Simone Tebet como a candidata que deverá encabeçar a chapa da terceira via durante as eleições deste ano.
Segundo o deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente da legenda, o nome de Tebet está consolidado no partido, mesmo que o PSDB não referende o apoio à senadora com a desistência do ex-governador paulista João Doria da disputa ao Planalto.
MDB, PSDB e Cidadania tratam há meses do lançamento de um único candidato no campo da terceira via, reunindo em uma só chapa verbas de campanha e tempo de televisão. A União Brasil também integrava o bloco, mas decidiu seguir sozinha por avaliar que os partidos ainda enfrentavam muitas divergências para encontrar o consenso.
A oficialização de Tebet pelo MDB é mais um passo nos planos da cúpula do partido, em uma longa batalha com caciques do partido.
Em dezembro, a executiva nacional do MDB havia lançado oficialmente a pré-candidatura de Simone Tebet em grande evento no dia 8 de dezembro – ainda antes das negociações para unificação da terceira via.
A nova chancela da direção, agora no âmbito do bloco político, é o primeiro passo para lançá-la na disputa, mas a candidatura só será oficializada na convenção que será realizada entre julho e agosto.
“A reunião de hoje serviu apenas para demonstrar que há esmagadora maioria do MDB que defende a candidatura própria da senadora Simone Tebet”, afirmou Baleia Rossi após a reunião, acrescentando que não é possível atingir unanimidade, mas que calcula que 90% da executiva se posicionou favoravelmente à candidatura.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro