Jerônimo mantém vantagem e pode ganhar no primeiro turno | A TARDE
Atarde > Eleições 2024 > Eleições estaduais

Jerônimo mantém vantagem e pode ganhar no primeiro turno

Nova rodada da pesquisa AtlasIntel teve 400 entrevistados a mais e indica cenário de estabilidade

Publicado sábado, 01 de outubro de 2022 às 00:00 h | Autor: Alan Rodrigues
Jerônimo segue na liderança com 45,4% das intenções de voto, 1,1 ponto a menos que cinco dias atrás
Jerônimo segue na liderança com 45,4% das intenções de voto, 1,1 ponto a menos que cinco dias atrás -

A eleição que vai definir o novo governador da Bahia chega à véspera do dia de votação completamente indefinida. Praticamente sem alteração em relação à última rodada divulgada dia 26, a última pesquisa AtlasIntel/A TARDE do primeiro turno aponta a possibilidade de definição já amanhã, mas isso vai depender de algum movimento de última hora.

Com 2 mil entrevistados, 400 a mais que nos levantamentos anteriores, a sétima rodada de consulta aponta Jerônimo Rodrigues (PT) na liderança com 45,4% das intenções de voto, 1,1 ponto a menos que cinco dias atrás. ACM Neto (União Brasil) também oscilou para baixo 0,6 ponto percentual e aparece com 39% da preferência do eleitorado.

No terceiro lugar, João Roma (PL) reúne 8,7% das intenções de voto, 1,2 ponto abaixo em relação ao último levantamento. Somados, os três candidatos mais lembrados perderam 2,9 pontos em menos de uma semana, enquanto brancos e nulos cresceram 2,3 pontos. A variação, no entanto, se enquadra na margem de erro de dois pontos percentuais, demonstrando estabilidade, como explica o cientista político Andrei Roman, executivo-chefe da AtlasIntel.

Imagem ilustrativa da imagem Jerônimo mantém vantagem e pode ganhar no primeiro turno
 

“Estabilidade em todos os cenários, tanto para presidente, senador e governador. ACM Neto comprovou ser bastante resiliente,  Jerônimo subiu muito, travou essa diferença, mas me parece que nas últimas rodadas o ACM Neto parou de cair”, interpreta Andrei.

Essa estabilidade ainda pode ser alterada, observa ele. E o movimento capaz de modificar as tendências registradas até agora se concentra no interior. “Existe um potencial de impacto das máquinas públicas que é algo difícil para as pesquisas refletirem”, explica o cientista.

Isso envolve os apoios captados através de alianças e articulações políticas. “O trabalho de prefeitos e cabos políticos locais pode privilegiar principalmente Jerônimo e ACM Neto. Se houver alguma surpresa a favor de qualquer um dos dois, pode ser muito bem por conta disso”.

Quando se trata da disputa presidencial, no entanto, não há espaço para surpresa. Mesmo com uma leve oscilação de dois pontos para baixo, no limite da margem de erro, o ex-presidente Lula (PT) segue como favorito absoluto no estado, com 66,6% das intenções de voto contra 22,9 pontos do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Imagem ilustrativa da imagem Jerônimo mantém vantagem e pode ganhar no primeiro turno
 

Na avaliação de Andrei Roman, os números, que nunca estiveram abaixo dos 60% e com diferença sempre superior a 40 pontos, demonstram o tamanho do eleitorado de Lula na Bahia. 

Na disputa pela vaga ao Senado, a pesquisa AtlasIntel/A TARDE também aponta um cenário consolidado, com a reeleição de Otto Alencar (PSD) sem margem para qualquer surpresa, apesar do crescimento de Cacá Leão (PP) nas últimas semanas, ultrapassando, inclusive, a candidata bolsonarista Raíssa Soares (PL).

Os números mostram a variação positiva de Otto, de 50,7% para 51,6%, enquanto Cacá variou o mesmo percentual de 0,9 ponto, saindo de 18,4% para 17,5%, ambos dentro da margem de erro. A surpresa foi a queda de 2,9 pontos de Raíssa Soares, que saiu de 13,9% para 11%. Em contrapartida, Tâmara Azevedo (PSOL),  saltou de 3 para 6,2 pontos percentuais.

Imagem ilustrativa da imagem Jerônimo mantém vantagem e pode ganhar no primeiro turno
  

Publicações relacionadas