Maior número de negros pode ser inconsistência de autodeclaração | A TARDE
Atarde > Eleições 2024 > Eleições estaduais

Maior número de negros pode ser inconsistência de autodeclaração

Especialista vê dissonância entre autodeclaração e forma como pessoas são percebidas

Publicado terça-feira, 04 de outubro de 2022 às 11:05 h | Autor: Da Redação
"Então, pode ser que os avanços não sejam propriamente avanços", disse o especialista em ações afirmativas, Augusto Campos
"Então, pode ser que os avanços não sejam propriamente avanços", disse o especialista em ações afirmativas, Augusto Campos -

De 2018 para 2022, houve um pequeno aumento no número de deputados federais eleitos que são autodeclarados negros. De 123 no pleito de quatro anos atrás, a quantidade de membros eleitos para a Câmara foi para 132 com o resultado do último domingo, 2.

No entanto, o coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Ações Afirmativas da Uerj (Gemaa), Luiz Augusto Campos, enxerga que o crescimento, mesmo tímido, não necessariamente representa uma vitória das ações afirmativas.

"Eu tenho impressão de dissonância entre autodeclaração [de raça] e a forma como as pessoas são percebidas na sociedade", disse Campos. "De fato, tem uma inconsistência grande de declaração de raça, sobretudo entre os eleitos. Então, pode ser que os avanços não sejam propriamente avanços", completou o especialista, em entrevista ao jornal O Globo.

Publicações relacionadas