PSC oficializa apoio a Jerônimo no segundo turno | A TARDE
Atarde > Eleições 2024 > Eleições estaduais

PSC oficializa apoio a Jerônimo no segundo turno

Legenda projeta aliança duradoura com contribuições à gestão no futuro governo petista

Publicado quinta-feira, 06 de outubro de 2022 às 19:07 h | Autor: João Guerra
Integrantes do PSC formalizaram adesão à chapa de Jerônimo
Integrantes do PSC formalizaram adesão à chapa de Jerônimo -

Depois do anúncio informal, um encontro no final da tarde desta quinta-feira, 6, formalizou o apoio do Partido Social Cristão (PSC) ao candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, no segundo turno das eleições estaduais. O presidente do PSC na Bahia, Heber Santana, destacou a possibilidade de integrar um futuro governo pertista.

"O compromisso que a gente pode observar aqui por parte do próximo governador Jerônimo, de abraçar o PSC não apenas pra esse momento eleitoral mas enxergando a contribuição que o PSC pode dar no governo na gestão, né? Trazendo princípios, valores pra mim são inegociáveis e eu quero ser uma voz dentro do governo discutindo aquilo que é melhor pra Bahia,".

Segundo Santana, "a Bahia deu uma demonstração clara de querer Jerônimo Governador, esse sentimento no segundo turno, uma nova eleição, deve sim ser considerado por nós e essa foi a perspectiva que nós nós tivemos, né? Eu tenho aqui vale registrar também um carinho muito pelo governador Rui Costa que sempre me tratou com muito respeito", diz o presidente estadual do PSC, que também destacou a importância do vice na chapa de Jerônimo, Geraldo Junior. "É um amigo, irmão, que a política me deu, temos histórias similares, né? Nossos pais, todos vereadores juntos, nós somos vereadores juntos. Isso cria um ambiente muito favorável, muito confortável pra estarmos aqui desse lado agora".

O Governador Rui Costa falou sobre os entendimentos conduzidos por ele e Geraldo Junior, que viabilizaram a aliança. "Não é a primeira vez que nós tentamos trazê-lo, porque nossas políticas tem muito a ver na minha opinião com aqueles que fazem política preocupados com o destaque e os princípios religiosos, sejam da igreja católica, evangélica, dos espíritas, do candomblé, de qualquer religião".

Rui destacou a qualidade de Heber Santana e fez críticas à condução dois adversários com relação aos aliados. "Eu considero ele um jovem de talento, de futuro na política e o nosso grupo eu diria tem uma diferença em relação ao outro grupo. Aqui é um grupo que dá oportunidades aos talentos, se apresenta aos diversos partidos, vocês podem ver ao longo desses últimos anos que nós somos governos, os partidos cresceram, lideranças novas surgiram, pessoas se firmaram, sejam como prefeitos, como deputados estaduais, deputados federais, vereadores e é um time da alegria", ressaltou o Governador.

Rui Costa avaliou a possibilidade de vitória com ampla margem no segundo turno e lamentou que algumas pesquisas tenham impedido, na opinião dele, a definição no último domingo, 2. "Se não fossem as pesquisas da véspera ele (Jerônimo) podia estar comemorando a eleição no primeiro turno. Eu espero que um dia se discuta no Brasil, não a proibição, que eu sou a favor de pesquisas, mas um regramento de como quando e de que forma as pesquisas podem ser divulgadas porque alguém divulgar uma pesquisa na noite anterior a eleição com vinte pontos de diferença eu não me convenço que isso é erro técnico".

O Governador acredita numa vitória expressiva no próximo dia 30. "Ele vai ser eleito na minha opinião com a margem muito maior... pelo volume de alianças e de quem está recebendo e continuará recebendo hoje ainda até dez horas da noite. Amanhã, segunda-feira, já tem uma agenda com novos apoios marcados".

Rui acredita que, com a migração de apoiadores de ACM Neto para Bolsonaro, a estratégia do "tabto faz" irá se desmanchar. "Algumas lideranças do ex-prefeito já estão declarando apoio ao Bolsonaro. O prefeito de Barreiras, a Prefeita de Conquista declarou apoio ao Bolsonaro, ou seja, são pessoas que na prática tavam fazendo campanha e tavam querendo eleição do Bolsonaro só não revelaram isso pra tentar iludir o eleitor de Lula votar no candidato estadual, talvez eles tenham já jogado a toalha estadual. Então a expectativa é que ele (Jerônimo) cresça muito na votação mas além dele crescer muito nós queremos dar uma folga grande e uma margem grande ao Lula para que a gente possa ter a Bahia crescendo, se desenvolvendo ainda mais rápido e com certeza ele sairá vitorioso e nós construiremos isso com muita humildade, com muita gratidão".

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS