ELEIÇÕES 2022
Voto útil pode levar Lula à vitória no primeiro turno
Bolsonaro fica estagnado e campanha da terceira via encolhe em 5 pontos
Por Da Redação
A pesquisa BTG-FSB, divulgada nesta segunda-feira, 19, indicou um crescimento percentual do ex-presidente Lula (PT) na corrida eleitoral. Do outro lado, Bolsonaro (PL) continua estagnado e campanha da terceira via, com Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) encolhe em 5 pontos.
Segundo a análise do colunista Ricardo Bruno, através do site Brasil247, os números apontam a possibilidade de vitória do líder petista ainda no primeiro turno, já que há uma movimentação de outras alas para o chamado 'voto útil'.
De acordo com a pesquisa, Lula cresceu três pontos, passando de 39% para 42%, atingindo o maior percentual desde março. O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro estacionou nos 35%. Unidos como terceira via, Ciro e Tebet caíram de 19% para 14%.
Para cada um, uma queda de dois pontos. Ciro oscilou de 9% para 7%, e Simone Tebet foi de 7% para 5%. Eleitores que disseram que não votarão somam 4%, indecisos 3% e votos em outros candidatos somados são 2%.
A realidade exposta nos números trouxe 'bons ares' para o candidato petista, que se beneficiou com a movimentação dos eleitores que buscam definir as eleições em apenas um turno. Se for levado em consideração apenas os votos válidos, Lula salta de 46% para 49%, roçando a vitória no primeiro turno.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes