Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > ELEIÇÕES 2024
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELEIÇÕES

Escolha para vice foi erro capital de Neto, avalia cientista político

Cláudio André acredita que um candidato com mais expressão poderia ter ajudado mais a campanha

Por Da Redação

31/10/2022 - 9:02 h
Cláudio André foi o entrevistado de hoje no programa Isso É Bahia
Cláudio André foi o entrevistado de hoje no programa Isso É Bahia -

A campanha de ACM Neto (União Brasil) acumulou polêmicas ao longo do processo eleitoral que podem ter contribuído para a derrota para JerônimoRodrigues (PT) na disputa ao governo da Bahia, como a declaração racial e o “tanto faz” em relação à disputa presidencial. Mas o erro capital pode ter sido a escolha de Ana Coelho (Republicanos) como candidata a vice-governadora, sem peso político e capacidade de influenciar a busca por votos, segundo avaliação do cientista político Cláudio André.

“Acho que tem um erro capital. Ter subestimado a atração de um candidato a vice-governador, uma candidatura a vice que tivesse mais expressão eleitoral, que tivesse mais expressão eleitoral, expressão pública. É uma empresária bem-sucedida, uma pessoa respeitada no meio empresarial. No entanto, não era uma liderança política”, disse Cláudio André, nesta segunda-feira, 31, durante entrevista ao programa Isso É Bahia, da rádio A TARDE FM.

Além de rifar figuras tradicionais da cena baiana para o cargo de vice, como o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, e ter privilegiado a presença na Região Metropolitana, o discurso de aparente neutralidade em relação à eleição para presidente da República também atrapalhou o planos do ex-prefeito de Salvador para chegar ao Palácio de Ondina.

De acordo com o cientista político, teria sido mais favorável eleitoralmente para Neto ter demarcado distância da política de Jair Bolsonaro e se aproximado mais das pautas defendidas por Lula (PT), eleito novo presidente do Brasil.

“Será que essa posição antibolsonarista não traria mais efeitos para ele, na condição de dialogar melhor com o eleitor lulista? Será que esse aceno não deveria ter sido mais intenso, como a defesa de algumas políticas, como as cotas? Faltou um ACM Neto mais lulista para conseguir atrair esse eleitorado que é dominante na Bahia”.

Vitória de Lula

Cláudio André ainda fez uma análise do segundo turno da eleição presidencial. Apesar de a vitória de Lula (PT) ter sido esperada, como apontada pelas pesquisas, a diferença apertada do número de votos para Jair Bolsonaro chamou atenção.

“Havia uma expectativa, que as pesquisas já apontavam, da melhoria da avaliação do governo Bolsonaro, e essa melhoria, obviamente, que levava um potencial maior de votos, o que a gente viu, no aumento da votação de Bolsonaro, do primeiro para o segundo turno [sete milhões de votos a mais]. Então, é possível dizer que ele conseguiu aumentar a popularidade do seu governo, estabelecer as narrativas, de recuperação das políticas públicas, que ele começou a trabalhar ainda no primeiro turno”.

Para o cientista político, a eleição mostrou que o antibolsonarismo foi maior do que o antipetismo, revela um país dividido e a necessidade de Lula unificar e pacificar o Brasil.

“Vai ser necessário criar um governo de pacto nacional, de transição, para que de fato consiga ter uma pacificação nacional”, concluiu.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cláudio André foi o entrevistado de hoje no programa Isso É Bahia
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista

Cláudio André foi o entrevistado de hoje no programa Isso É Bahia
Play

Após oito anos, PSTU volta a disputa eleitoral com Victor Marinho

Cláudio André foi o entrevistado de hoje no programa Isso É Bahia
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Cláudio André foi o entrevistado de hoje no programa Isso É Bahia
Play

Acompanhe a transmissão da mesa redonda sobre o balanço das eleições

x