TSE reformula cinco aplicativos voltados às eleições | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

TSE reformula cinco aplicativos voltados às eleições

As plataformas são gratuitas e estão disponíveis tanto para celulares Android como iOS

Publicado sexta-feira, 20 de maio de 2022 às 16:56 h | Autor: Da Redação
Aplicativo e-Título mostra também débitos eleitorais
Aplicativo e-Título mostra também débitos eleitorais -

De olho nas eleições de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformulou cinco aplicativos voltados aos eleitores. Aos usuários, as plataformas estão disponíveis tanto para celulares Android, quanto iOS e podem ser baixadas de maneira gratuita.

O primeiro dos programas é o "e-Título", em que é possível obter a via digital do Título de Eleitor, que substitui o documento em papel na hora da votação. 

O aplicativo também, conforme o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, mostra débitos eleitorais e permite o cadastro como mesário voluntário.

Por sua vez, o app "Mesário" faz o treinamento desse grupo e tira dúvidas também durante as eleições. Já na plataforma "Resultados", o eleitor monitora a contagem dos votos em todo o Brasil em tempo real. É possível pesquisar por nome de candidatos, cargos ou localidades.

O quarto dos programas é o "No Boletim na Mão", onde o eleitor consegue obter cópia digital do boletim de urna da seção eleitoral. 

O último dos aplicativos reformulados pela Justiça Eleitoral é o "Pardal", canal da para enviar denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no processo eleitoral. Essas informações são enviadas também ao Ministério Público Eleitoral para eventual investigação.

Publicações relacionadas