Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

G20

Em aceno a evangélicos, ministra diz que política cultural é de todos

Margareth Menezes ainda defendeu o presidente Lula (PT) das críticas sobre o segmento

Bianca Carneiro e Gabriela Araújo

Por Bianca Carneiro e Gabriela Araújo

05/11/2024 - 17:50 h
Ministra lidera evento do G20
Ministra lidera evento do G20 -

Em meio às tentativas de aproximação do governo Lula (PT) com o setor evangélico, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, declarou que a pasta sempre manteve um ‘bom’ diálogo com a área.

“Estamos, dentro da minha gestão, mantendo o diálogo com todos os setores. Nós recebemos representações de todos [seja] das áreas das artes e também com o setor evangélico. O [que o] Ministério da Cultura faz é analisar os projetos e não faz interferência em relação à religião da pessoa ou partido político”, explicou Margareth, em bate-papo especial com a imprensa, em Salvador.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia mais

>> Margareth Menezes debate poluição no Carnaval de Salvador: "Limites"

>> Ministra da Cultura faz pronunciamento em rede nacional nesta segunda

>> Bahia recebe reunião do GT de Cultura do G20

Presente na reunião do G20, que está sendo realizada no Centro de Convenções da capital, a titular também afirmou que as políticas implantadas pela pasta estão disponíveis para todos, sem distinção religiosa. Durante coletiva, ela ainda relembrou que, recentemente, o Executivo sancionou a lei que cria o Dia Nacional da Música Gospel.

“Alguns editais têm os seus direcionamentos, tal Cultura Viva, pontos e contornos de cultura, as políticas que nós lançamos com as cotas de pessoas negras é para todos. Recentemente, acabamos de sancionar o dia da música gospel, então, a política tem que acontecer desse jeito”, acrescentou Menezes.

A ministra, que também é cantora e compositora, avaliou a cultura evangélica como “forte na parte artística e entrega [para] milhares de pessoas” e destacou que, independente da religião, é necessário tratar todos de forma igualitária.

“Dentro do Ministério da cultura, nós recebemos lá tantos políticos como pessoas também, religião evangélicas, vão lá também buscar, e tudo o que nós estamos lançando é para todas as pessoas. [...]. Inclusive, nessa nova instrução normativa, a gente contempla isso. Tem vários festivais desse segmento que recebem incentivos da Lei Rouanet”, declarou.

Governo Lula e evangélicos

Desde a retomada de Lula à presidência da República, em 2022, os evangélicos não têm uma grande aproximação com o petista. Apesar do distanciamento ter caído, nos últimos meses, o segmento ainda soma 74% da população que reprovam o atual governo, de acordo com a pesquisa da AtlasIntel, divulgada em agosto.

Nesse sentido, a ministra Margareth Menezes defendeu a gestão e afirmou que não há motivos para que os religiosos desconfiem do governo, diante dos investimentos que vêm sendo realizados pela administração petista.

“Não tem porque a ver esse tipo de desconfiança com o governo do presidente Lula em relação à [religião] evangélica. O presidente Lula foi quem sempre fez ações nesse sentido. Então, foi uma narrativa perigosa que se construiu como se o governo e o presidente Lula fosse contra a religião. Toda a política pública é para todo o povo brasileiro, não se pergunta qual religião a pessoa é para ter acesso”, disse.

E continuou: "É bom a gente descontruir essa ideia porque por parte do presidente não existe destrato, [....], todos são bem-vindos".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

evngélicos g20 governo Lula Margareth Menezes Ministério da Cultura

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministra lidera evento do G20
Play

PEC da Blindagem: deputado baiano engrossa fila de arrependidos

Ministra lidera evento do G20
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Ministra lidera evento do G20
Play

Jerônimo 'dá bronca' em deputado e cutuca ACM Neto em evento na Bahia

Ministra lidera evento do G20
Play

Jerônimo convoca população para ato contra PEC da Blindagem em Salvador

x