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08/10/2024 às 21:44 • Atualizada em 08/10/2024 às 22:42 - há XX semanas | Autor: Da Redação

POLÍTICA

Falta de investimento em gasodutos impacta na produção de gás natural

Rede de gasoduto no Brasil está estagnada desde 2013

País tem enfrenta problemas estruturais para produção intensa de gás natural
País tem enfrenta problemas estruturais para produção intensa de gás natural -

Há 11 anos, o Brasil mantinha o crescimento de apenas 1% do transporte de gás. O percentual se mantém o mesmo até os dias atuais e impede a evolução de projetos que tratam sobre a expansão do gás natural no país.

Com isso, os planos governistas em implantar um "corredor verde" custará mais caro aos cofres públicos devido a falta de uma malha de gasoduto. Para a execução do projeto, será desembolsado R$ 5,7 bilhão até 2026, conforme divulgou o Ministério de Minas e Energia.

Ao todo, o país tem a capacidade de apenas 9.400 km de gasodutos para transporte e 41.500 km são referentes à malha de distribuição, de acordo com informações do Poder 360.

O número é menor do que Argentina, Europa e Estados Unidos. A baixa medida está ligada à falta de interesse das sucessões presidenciais em pôr em prática uma rede de tubo para o transporte de gás natural em terra (onshore), que possa ser expandido para o interior do país.

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Para além do desinteresse, o Brasil também não possui infraestrutura para reinjetar 45% da produção deste tipo de gás. Não há gasodutos de escoamento que suportem a produção crescente do pré-sal.

O Brasil possui cerca de 12 trilhões de pés cúbicos (TCF). Boa parte deste gás, no entanto, está nas reservas offshore (no mar), a uma média de 300 km da costa e 2 mil metros de profundidade.

A falta de condições estruturais fará com o que país conduza o gás natural por meio de um caminhão, o que custará aos cofres públicos, um gasto de um pouco mais de R$ 1 milhão.

O território brasileiro é rico em gás natural no pré-sal, mas cerca de 50% do que é produzido precisa ser reinjetado nos poços por falta de infraestrutura de transporte.

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