Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

ELEIÇÕES

Gleisi planeja deixar governo Lula para disputar eleição em 2026

Ministra deve disputar novamente eleição para Câmara Federal

Ane Catarine
Por
Ministra  Gleisi Hoffmann
Ministra Gleisi Hoffmann -

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), deve deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no próximo ano para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Caso confirme a candidatura, ela precisará se desincompatibilizar do cargo até abril, prazo final previsto pela legislação eleitoral.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Em 2022, Gleisi foi a segunda deputada federal mais votada do Paraná, com mais de 261 mil votos, atrás apenas do jurista Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Operação Lava Jato.

Em março deste ano, ele se licenciou do mandato parlamentar para assumir a pasta no governo federal.

A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

Saída do governo

Além de Gleisi Hoffmann, ao menos outros 21 ministros podem deixar o governo Lula até abril de 2026 para disputar as eleições.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), já sinalizou que deve deixar o cargo em fevereiro para coordenar a campanha de Lula à reeleição.

Mesmo ocupando a vice-presidência da República, Geraldo Alckmin (PSB) também é apontado como possível candidato.

Ele deve deixar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para concorrer novamente como vice na chapa presidencial ou disputar o governo de São Paulo.

Também são cotados para os governos estaduais Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes, em Alagoas, e Márcio França (PSB), ministro do Empreendedorismo, em São Paulo, caso Alckmin permaneça na chapa presidencial.

Para o Senado, o governo mapeia uma ampla lista de ministros interessados. Estão entre os nomes:

  • Simone Tebet (MDB), do Planejamento e Orçamento, por Mato Grosso do Sul ou São Paulo;
  • Anielle Franco (PT), da Igualdade Racial, pelo Rio de Janeiro;
  • Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente, por São Paulo;
  • Alexandre Silveira (PSD), de Minas e Energia, por Minas Gerais;
  • Carlos Fávaro (PSD), da Agricultura, por Mato Grosso;
  • Silvio Costa Filho (Republicanos), de Portos e Aeroportos, por Pernambuco;
  • Rui Costa (PT), da Casa Civil, pela Bahia;
  • André Fufuca (PP), dos Esportes, pelo Maranhão;
  • Celso Sabino (sem partido), do Turismo, pelo Pará.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

congresso nacional eleições 2026 governo Lula Política PT Reforma Ministerial

Relacionadas

Mais lidas