CONECTIVIDADE
Governo assina com empresa de internet chinesa concorrente de Musk
SpaceSail está desenvolvendo um serviço de internet de alta velocidade por meio de um sistema de satélites de órbita baixa da Terra
Por Redação
O Ministério das Comunicações assinou nesta terça-feira,19, acordos sobre conectividade e economia digital com a empresa chinesa SpaceSail e com a Administração Nacional de Dados da China.
Leia mais
>> Xi Jinping se encontra com Lula em Brasília para reunião bilateral
>> Rui Costa recepciona Xi Jinping em Brasília
A SpaceSail é concorrente direta da Starlink, do bilionário Elon Musk. O acordo acontece dias depois da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, ter xingado o dono do X (antigo Twitter). “Eles perderão a próxima eleição”, respondeu o empresário sem fazer menção a Janja. Após a polêmica, alguns membros do governo avaliaram que a fala pode trazer problemas para a relação do Brasil com o futuro governo de Donald Trump nos EUA, já que Musk será o Conselheiro do republicano.
A empresa chinesa está desenvolvendo um serviço de internet de alta velocidade por meio de um sistema de satélites de órbita baixa da Terra (LEO, na sigla em inglês). O memorando de entendimento assinado com a Telebras prevê que as empresas estudem a demanda por internet via satélite em locais que a infraestrutura de fibra óptica não chega, como áreas rurais, e a possibilidade de parcerias para levar inclusão digital a essas localidades.
“O desafio é levar a relação bilateral a um novo patamar, que conecte nossas agendas para além dos aspectos comerciais, como a transição energética, a conectividade, o desenvolvimento industrial e o crescimento inclusivo e sustentável. Com estes acordos, queremos que os dois governos atuem para construir cidades cada vez mais inteligentes, melhore a infraestrutura de telecomunicações e ajudem a superar as desigualdades sociais”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
“Nosso memorando representa uma parceria e um compromisso compartilhado em empoderar o Brasil e iniciativas nacionais com nossas soluções digitais. Vamos contribuir com a missão do Brasil de ter uma economia digital inclusiva”, afirmou Jie Zheng, presidente da SpaceSail.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes