Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESTRATÉGIA

Governo Lula aguarda posição de Trump para negociar tarifaço

Bola está no campo dos americanos, avaliamm interlocutores

Redação

Por Redação

21/07/2025 - 8:21 h
Sede do Itamaraty
Sede do Itamaraty -

O governo Lula aguarda um sinal da Casa Branca antes de avançar nas negociações para tentar derrubar o tarifaço imposto por Donald Trump às exportações brasileiras.

De acordo com o colunista Caio Junqueira, da CNN, não há previsão de que o presidente Lula inicie ou provoque um contato com Trump, e nenhuma missão oficial do Executivo brasileiro rumo aos Estados Unidos está sendo planejada.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Segundo o Itamaraty, primeiro é preciso saber qual orientação a Casa Branca dará ao USTR sobre o Brasil. Foi ao órgão — sigla para United States Trade Representative (em tradução livre, Representante Comercial dos Estados Unidos) — que o vice-presidente Geraldo Alckmin encaminhou uma carta no dia 16 de maio, sem resposta, e outra na última terça-feira, 15, na qual demonstra “indignação” sobre o tarifaço, mas se coloca aberto à negociação.

Segundo a publicação, o problema é que, segundo diplomatas brasileiros, os canais diplomáticos estão fechados em todos os níveis e não há interlocutores.

Até mesmo o Congresso brasileiro sofre as consequências. A comitiva de deputados e senadores que pretende embarcar na próxima sexta-feira para Washington com o objetivo de negociar o tarifaço ainda não tem certeza se será recebida por alguém do governo americano com força para negociar.

Aumento do tarifaço

No governo, ainda prevalece a ideia de que o episódio abriu espaço para que Lula surfe a onda do nacionalismo e da defesa da soberania pelo maior tempo possível — o que tem incomodado o setor privado.

Empresários relatam que, com essa postura, o governo piora a situação, pois nada faz para “desescalar” as tensões e pensar em contramedidas. Também avaliam que a realização de reuniões com o setor privado serve mais para demonstrar diálogo do que para ajudar a definir uma estratégia clara de ação junto aos Estados Unidos.

O receio é de que, com a escalada do nacionalismo e o avanço do STF sobre Jair Bolsonaro, Trump retalie e amplie o tarifaço para 100%.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sede do Itamaraty
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Sede do Itamaraty
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Sede do Itamaraty
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Sede do Itamaraty
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x